Sua origem é francesa, mas por aqui a sobremesa ganhou adaptações que caíram no gosto de crianças e adultos. Difícil comer um só!

A sobremesa ‘profiterole’ (no Brasil, chamada de ‘carolina’) surgiu no Século 16, na França. “Era um tipo de gorjeta oferecida às camareiras: pequenos pãezinhos redondos. Com o passar do tempo, esses pãezinhos passaram a ser recheados com cremes salgados”, explica Vivian Feldman, professora de confeitaria e responsável pelo Vivian Feldman Atelier Escola, em São Paulo, desde 2011.

Ela acrescenta que, chegando ao Brasil, os chefs reais passaram a rechear o pãozinho com geleia de frutas. E apenas no Século XIX os profiteroles começaram a ser recheados com chantilly ou creme confeiteiro, o mais parecido com a versão atual. “O responsável por essa mudança foi o chef Pâtissière Antoine Carême e, desde então, é considerada uma sobremesa muito especial”.

clube de vinhos

Receita de profiteroles (carolinas)

Rendimento: 50 unidades

Ingredientes:
125ml de água
125ml de leite integral
100g de manteiga integral sem sal
1g de sal refinado
1g de açúcar refinado
110g de farinha de trigo
4 ovos tipo extra

Modo de preparo:
Ferva a água, o leite, a manteiga, o sal e o açúcar. Despeje a farinha peneirada de uma vez e mexa, cozinhando a massa até que o fundo da panela comece a ficar levemente dourado. Leve a massa à batedeira e bata com a raquete até ficar morna. Com a batedeira
ligada, adicione os ovos, um a um. Coloque a massa em manga de confeitar com bico perlê (liso), molde as carolinas e leve ao forno alto (200 graus) até que estejam totalmente
douradas. Espere esfriar e recheie a gosto.

Texto: Simone Cunha

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!