Estudo espanhol indica que os polifenóis presentes no vinho inibem a formação de cáries.
Um grupo de pesquisadores espanhóis concluiu que os polifenóis do vinho fazem bem à saúde bucal. De acordo com eles, que tiveram o estudo publicado no científico Journal of Agricultural and Food Chemistry, as substâncias – que são antioxidantes e protegem o corpo contra os danos causados por radicais livres – estimulam a produção de “bactérias boas” ao mesmo tempo em que inibem a proliferação das bactérias nocivas na boca.
Ao comparar o efeito de dois polifenóis distintos (ácido cafeico e p-cumárico) em tecidos de gengiva infectados por três bactérias diferentes (Fusobacterium nucleatum, Streptococcus mutans e Porphyromonas gingivalis), o grupo descobriu que os polifenóis diminuíram a capacidade de adesão das bactérias às células da gengiva. Já quando combinados a um probiótico oral que previne o aparecimento de cáries por meio do estímulo das chamadas “bactérias boas”, os polifenóis foram ainda mais eficazes.
Estima-se que os problemas dentários, como a cárie, afetam entre 60 a 90% da população mundial, sendo muito comuns graças à rápida proliferação de bactérias na cavidade oral. Apesar dos benefícios apontados pela pesquisa, é importante lembrar que os níveis de acidez e açúcar presentes no vinho tinto também influenciam a saúde bucal.