A ressaca, ou “day after”, é temida por 10 entre 10 bebedores.
Por melhor que tenha sido a farra, não é nada agradável sentir-se enjoado, navegando em mar revolto na própria cama, com o teto a girar sobre a cabeça, mesmo estando de olhos fechados. Abri-los? Jamais! Luz é para os fortes.
Isso tudo sem falar no popular “gosto de cabo de guarda-chuva” na boca, nos calores e calafrios, e nas (falsas) promessas de “não bebo nunca mais”.
Em dezembro e janeiro essas ocorrências são mais frequentes, ninguém nega.
Janeiro poderia muito bem ser chamado de “Mês do Hangover Universal”. Estamos saindo de confraternizações de trabalho, de amigos, de Natal e de Ano Novo. E ainda temos pela frente o restante das férias e Momo e sua turma chegando logo ali.
Por isso, neste Almanaque resolvemos bisbilhotar o que os bebedores de carteirinha e os vizinhos sabidos recomendam para a luta contra este vilão do dia seguinte. Mas antes, vamos entender uma coisa…
…Como funciona a ressaca?
“Parece que um trator me atropelou”
De onde vem essa sensação? A Ciência explica.
Pra sair do corpo que não lhe pertence, o álcool tem que ser transformado em ácido acético no fígado. E antes disso, transformado em acetaldeído (ou etanal), que é ainda mais tóxico que o álcool. Na verdade é ele que provoca os sintomas da ressaca.
Confira os melhores vinhos portugueses na nossa loja
Até que o processo termine, eles circulam dentro do indivíduo, e isso faz com que o corpo não libere o açúcar tão bem quanto deveria, além de eliminar muita água.
Daí a sensação boa de beber um copo de água gelada. Que, aliás, é a primeira dica de combate à ressaca: beber muita, mas muita água.
Agora vejamos o que dizem as outras.
O estrago já foi feito, agora é reduzir os efeitos
Claro que não falaremos em remédios, afinal somos um clube que valoriza os prazeres da mesa e do bem viver.
Como às vezes acontece da cometermos um deslize e perder o limite do Nirvana da bebida, talvez tenha algo aqui que salve o dia. Ou ao menos o dia seguinte.
Gosta de espumantes? Então confira as melhores marcas na nossa loja
Mas atenção: as dicas não vão necessariamente fazer com que você pule de alegria instantaneamente. A proposta é diminuir o desconforto, e não virar um convite à bebedeira.
11 dicas para amenizar a ressaca
1. Cuidar bem do estômago
Depois de uma noite intensa, evite comidas pesadas, bebidas fortes e até analgésicos, que podem causar irritações gástricas.
2. Suco natural
As frutas têm seu próprio açúcar, a frutose, que ajuda a queimar o álcool do organismo mais rápido.
3. Garapa
O caldo de cana é visto, por alguns, como um santo remédio para a ressaca. Provavelmente por conta do açúcar natural da cana.
Se é 100% efetivo, não sabemos, mas que refresca até a alma, refresca.
4. Frutas
Melão, uva, tangerina, pêssego, banana e limão são boas pedidas.
5. Alimentos leves
Uma saladinha com pepino, ovos, brócolis, cebola, tomate, etc., ajuda a refrescar o corpo que parece estar estar em chamas.
6. Café sem açúcar
Polêmico. Uns dizem que ajuda a diminuir o inchaço dos vasos que causam a dor de cabeça. Já os detratores alegam que, por ser a cafeína um estimulante, pode aumentar o mal-estar.
7. Isotônicos
Ajudam a repor o sódio e o potássio, diminuindo um pouco o tempo de ressaca (que normalmente parece interminável).
8. Cardo de leite
Abela flor é mais um remédio natural contra a ressaca. A silimarina existente nela ajuda a eliminar as toxinas. Tem nas lojas de produtos naturais.
9. Chá de mil folhas
Esta plantinha medicinal é das boas pra curar ressaca. Seus ingredientes têm ação diurética, estimulante, digestiva e desintoxicante.
10. Chá de gengibre, chá de hortelã e chá verde
Também são indicados contra enjoo, náusea e dores de estômago.
11. Carvão ativado
Funciona como filtro de toxinas no corpo, fazendo uma faxina pra eliminar o álcool e resíduos como o acetaldeído. Não se recomenda o uso excessivo.
Além destas, existem muitas outras dicas. Mas se você está pensando naquela: “pra matar uma ressaca, nada melhor do que outra”, essa não vale. Melhor um banho frio e voltar pra cama com uma jarra de água gelada e um canudinho.
Texto: Paulo Samá
Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!