País: Itália
Região: Abruzzo
Denominação de Origem: Montepulciano d´Abruzzo D.O.C. Riserva
Uva: 100% Montepulciano
Maturação: 12 meses em barris de carvalho e 12 meses em tanques de aço
Graduação alcoólica: 13,5% vol.
Produtor: Botter Wines

Vinho Torre Cerere Montepulciano D’Abruzzo Riserva 2015

Figurando entre os três vinhos D.O.C. de maior produção na Itália, os Montepulciano d’Abruzzo são responsáveis por 80% de toda a produção de vinhos com D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) da região.

E foi entre eles que a Sociedade da Mesa selecionou este notável vinho tinto,
o Torre Cerere Montepulciano d’Abruzzo Riserva 2015, um achado no que diz respeito à relação entre preço e qualidade.

Especialmente por pertencer a uma categoria superior de vinhos, a Riserva, esse exemplar italiano destaca-se por sua fidelidade ao estilo da sua região de origem, pela tipicidade da uva e pelo deleite que proporciona aos nossos sentidos.

Os vinhos da região que desejam ostentar tal menção no rótulo devem amadurecer por 24 meses (dos quais, no mínimo, nove meses em barris de carvalho) na vinícola antes de serem comercializados.

Cata

Sua brilhante cor rubi com reflexos violeta deleita nosso olhar, como se preparasse nosso olfato para os prazerosos aromas que se sucedem, em notas de cereja, amora, morango e alcaçuz, além de um toque de ervas ao fundo.

Seu perfil frutado continua no paladar, junto a taninos finos e presentes, com frescor no ponto certo, boa estrutura e um final com traços amadeirados.

Harmonização

Como na terra natal deste, sirva-o na companhia de uma massa com ragu de cordeiro, de um fricassê de frango à moda de Abruzzo, ou ainda com um coelho ao alecrim, assado com manteiga e presunto.

Para os que se abstêm de carnes, sugiro acompanhar com risoto de beterraba ao creme de castanhas.

Serviço

Sirva o Torre Cerere Montepulciano d’Abruzzo Riserva 2015 a uma temperatura entre 16 e 18°C.

Guarda

Já há quatro anos da sua safra, encontra-se em momento ótimo para consumo e deve permanecer em condições de ser apreciado até 2021.

Texto: Paula Taibo

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert