Um dos principais destinos enoturísticos de Portugal, a região do Douro ganhou um novo atrativo para seus visitantes: quartos de hotel temáticos em formato de barris de vinho. A novidade, idealizada
pela Quinta da Pacheca e concebida durante uma visita às caves de Vinho do Porto, começou a ser desenvolvida como uma forma de aumentar a capacidade de alojamento da propriedade, que também abriga um hotel com 15 quartos.
Cada uma das réplicas foi feita a partir de madeira de pinho e tem dimensões que variam entre 25m² e 30m². Além do mobiliário rústico dos quartos, cada suíte conta com um deck com vista para as vinhas e uma claraboia para ver as estrelas.
A ideia foi tão inovadora que ganhou o prêmio de “Melhor Empreendimento Imobiliário” do Salão Imobiliário de Lisboa
e já tem planos de expansão para 2020.
O projeto de cerca de um milhão de euros foi assinado pelo arquiteto português Henrique Pinto e conta com dez barris, dispostos em duas filas de cinco, virados para as videiras da propriedade, e tem diária girando em torno dos 225 euros (cerca de R$ 1 mil).
De acordo com a proprietária da Quinta, Maria do Céu Gonçalves, a parte mais complexa do projeto foi provar à secretaria do Turismo de Portugal que as barricas não seriam simples bangalôs, mas sim uma experiência turística de luxo.
Texto: Ana Carolina Almeida