/Por Tina Bini

Escolher o próximo destino de férias não é uma tarefa fácil, principalmente para enófilos que já conhecem as principais capitais do vinho, como Mendoza, Bordeaux ou Napa Valley.

Eles buscam algo além da degustação dos melhores rótulos: querem experiências exclusivas, sair do lugar-comum e voltar para casa com histórias únicas – e boas garrafas – na mala. Pensando nisso, a plataforma de hospedagem Airbnb passou a oferecer, desde 2016, as Experiências Airbnb. O conceito é proporcionar, de um jeito mágico, algo acima da tecnologia: a conexão entre pessoas que tenham uma paixão em comum.

Focado em viajantes que buscam o contato próximo com os moradores e a cultura local, o projeto foi lançado com 500 experiências em apenas 12 cidades. Hoje, são mais de 40 mil em mil destinos ao redor do mundo. A categoria comida e bebida é a mais reservada da plataforma. A seguir, cinco experiências com anfitriões experts.

Taste my Wine, Itália

Na pequena cidade de Zagarola, a 30 quilômetros de Roma, a jovem anfitriã Nicoletta recebe os convidados em sua vinícola. O tour começa com uma caminhada pelas vinhas, mais uma explicação sobre o ciclo produtivo e a história da família que há cinco gerações produz vinhos. Em seguida, uma prova com três tipos da bebida acontece em uma adega datada de 1881, escavada a 20 metros de profundidade. O passeio termina com uma farta mesa de embutidos e queijos italianos embaixo de uma bela árvore. Valor: 35 euros por pessoa.

Hunter Valley Wine, Cheese & Kangaroos, Austrália

A 160 quilômetros da agitada Sydney fica Hunter Valley, um território lotado de colinas e vinícolas premiadas, produtoras de vinhos a partir de uvas shiraz, chardonnay, cabernet sauvignon, verdelho e a icônica sémillon. Para quem quiser desvendar a região, Sean recebe viajantes em Sydney e leva, de carro, até lá para um tour de um dia inteiro. Na experiência estão incluídos desde passeio em vinícola premiada até degustação de queijos de 13 países, acompanhados, obviamente, de ótimas bebidas locais. O melhor: com direito a observação de cangurus. Valor: 259 dólares por pessoa.

Cape Wines with The Wine Guru, África do Sul

Foi na Cidade do Cabo que os primeiros vinhedos da África foram plantados e, não à toa, a cidade é referência para quem procura bons vinhos do Novo Mundo. Para uma experiência ainda mais completa, vale conhecer David, que acompanha os viajantes atrás dos melhores hotspots e das vinícolas mais relevantes da redondeza. O tour dura sete horas e inclui uma visita à adega de espumantes, com aula de como são produzidos e uma degustação dos mais premiados do país – tudo guiado pelo anfitrião, considerado um verdadeiro guru da enologia africana. Valor: 443 reais por pessoa.

Lisbon Original Petiscos and Wine Tour, Portugal

A capital portuguesa é fonte de verdadeiras preciosidades gastronômicas – e é isso que o anfitrião Benjamin promete apresentar aos visitantes. Em um tour de três horas pelas áreas de Príncipe Real, Santos e Madragoa, todo feito a pé, os viajantes conhecem pequenos restaurantes típicos, com chefs locais que preparam iguarias portuguesas, como aquelas da casa da avó. E toda essa comilança é acompanhada de vinhos nacionais, produzidos em pequenas vinícolas butiques. Valor: 256 reais por pessoa.

The Castle Wine Tour, Espanha

A 50 quilômetros da cosmopolita Barcelona está Penedès, região onde nasceu o espumante Cava. Ali fica o Castell de Pontons, propriedade que está na família do anfitrião Fernando desde 1336 e que produz vinho desde o início da Idade Média. Em um tour de cinco horas, que inclui o transporte desde Barcelona, é possível aprender sobre a história da produção dos vinhos locais, sentar-se em uma das salas do castelo para uma degustação – acompanhada de tapas catalãs – e passear por uma plantação cinematográfica. Valor: 302 reais por pessoa.