/Por Artur Tavares

Dos tempos do Império Romano às peregrinações de Jesus e às Cruzadas, passando pela invenção do conde Earl de Sandwich no século 18, o pão e o vinho são dois alimentos que sempre caminharam juntos na história. Mais recentemente, porém, eles se distanciaram, com o primeiro se tornando sinônimo de fast-food e o segundo, de slow-food.

Tentando quebrar essa barreira, novos e deliciosos restaurantes decidiram apostar no despojado, oferecendo invenções requintadas em sanduíches e vinhos em taças com preços atrativos. Confira nossa seleção.

Gero Panini

A nova casa do Grupo Fasano, inaugurada em junho no bairro paulistano do Itaim, tem em seu DNA paninis e piadinas criados pelo italiano Luca Gozzani. Feitos com ingredientes vindos diretamente da terra natal do chef, o cardápio conta com boas opções para a fome. Exemplos: panini de presunto cru com queijo brie, alface e tomate (54 reais); panini de bresaola com limão e queijo de cabra (56 reais); piadina de abobrinha com berinjela, tomates grelhados, queijo de minas e orégano (38 reais), além de um tradicional cheeseburger (49 reais).

A casa tem sete sugestões de vinhos em taça, entre elas o branco La Gondola – Pinot Grigio DOC Delle Venezie (26 reais), o Casa Santos Lima – Quinta dos Bons-Ventos Rosé (27 reais) e Zuccardi – Fincas del Sur Malbec (45 reais). O endereço ainda tem uma janelinha para take away e estreia em breve um delivery.

Rua Iguatemi, s/n | Itaim Bibi | São Paulo | Tel.: (11) 3168-2494

Botanikafé

Inaugurado no ano passado no bairro de Pinheiros, com proposta de servir brunchs o dia todo, o Botanikafé cresceu e se mudou há pouco tempo para o tradicional bairro dos Jardins, além de ter aberto uma filial no Butantã. Maior e com um cardápio que valoriza a alimentação saudável, a casa reserva uma seção do menu ao sanduíches, como o de pastrami (25 reais) e o de pernil no brioche com molho de framboesa (25 reais), além de um toast de salmão defumado com avocado (20 reais). São cinco opções de vinhos em taça, entre elas o Real Compañia de Vinos – Verdejo (28 reais), o Quinta de Couvela – Touriga Nacional (45 reais) e o Norton – Barrel Select Cabernet Sauvignon (35 reais).

Alameda Lorena, 1795 | Jardins | São Paulo
Avenida Magalhães de Castro, 286 | Butantã | São Paulo | Tel.: (11) 3064-6570

Buoníssimo

Os italianos Damiano Sanna e Mirko Daniele também apostam na estratégia de trazer produtos de sua terra natal para o restaurante, cujo foco principal são as pizzas. Isso não impede que a dupla ofereça algumas opções de paninis para o público do bairro de Pinheiros, entre eles o la vera mortadella, com mortadela italiana com stracciatella e azeite extravirgem (25 reais) e o parma e mozzarela, com muçarela scamorza, presunto cru, tomates e mix de folhas (25 reais). O restaurante tem seis opções de vinhos, também servidos em taça. Entre eles, o Volparo Rosé 100% Montepulciano D’Abruzzo IGT, o branco Volparo 100% Trebbiano D’Abruzzo e os tintos Scià Primitivo de Puglia IGT e Volparo 100% Cabernet Saubignon (todos por 19 reais).

Rua Simão Álvares, 31 | Pinheiros | São Paulo | Tel.: (11) 3023-0040

Matilda Lanches

A multifacetada (e sempre descolada) Renata Vanzetto abriu, neste ano, o segundo endereço de sua lanchonete, que agrada de veganos a carnívoros, e aproveitou para renovar o cardápio das duas unidades paulistanas. Entre as novidades, duas versões de cachorro-quente: o hot hot leva salsicha tipo Frankfurt, kimchi, maionese kewpie e folhas de coentro no pão de cachorro -quente (18 reais), além de uma opção simples apenas com pão e salsicha (10 reais). Mais inusitado, o sanduba fum fum é feito com kafta de frango com bifum, especiarias e amendoim no pão de brioche com formato de baguete, com maionese de curry e saladinha de vegetais com hortelã (21 reais).

Acompanhando uma tendência, a chef transformou todos os seus hambúrgueres em smashed burgers, prensados, fininhos e crocantes, com opções como o cheddar, com búrguer de costela, queijo tipo cheddar, bacon, maionese spicy, agrião e cebola caramelizada no pão brioche (30 reais), e o x-salada, também com búrguer de costela, queijo, maionese da casa, alface, tomate, picles e cebola roxa (25 reais). O Matilda trabalha com a linha de vinhos argentinos Tilia em taça, com opções de malbec, cabernet sauvignon, torrontés e chardonnay (todos a 25 reais).

Rua Bela Cintra, 1541 | Jardins | São Paulo
Rua Mateus Grou, 31 | Pinheiros São Paulo | Tel.: (11) 3081-8358

Marias e Clarices

Mais uma casa de pizza, instalada em um casarão com pegada industrial. Ali é servido o sanduba de pernil – que é assado por dez horas no forno – com o pão caseiro feito na hora do pedido (da mesma massa das redondas, de longa fermentação e com três tipos de cerveja na receita). A novidade é exclusiva às sextas-feiras, durante o almoço, e custa 24,90 reais. Cai bem com a taça de vinho tinto ou branco Ventisquero Clásico, do Valle Central (22 reais).

Rua Mourato Coelho, 1447 | Vila Madalena | São Paulo | Tel.: (11) 3819-3310