/ Por Lucas Cordeiro
São o sistema de proteção das plantas, chamados de compostos fenólicos.
Na uva, estão presentes na casca, nas sementes e até nos engaços (cabinhos).
Quando o vinho entra em contato com o paladar, logo os taninos se ligam às proteínas da saliva, causando a sensação de ressecamento na boca.
É claro que a substância tem papel fundamental na textura da bebida em uma degustação, mas ela também age como conservante, dando longevidade ao líquido na garrafa.
Aqui, algumas opções em nosso estoque

MYN 2016
É um blend com cinco varietais da região de Gironda, na França: merlot, cabernet sauvignon, cabernet franc, petit verdot e malbec. Tem um correto equilíbrio de acidez, açúcar e maturação. Vinhos como este, cheios de fruta e intensos, surpreendem pela profundidade e pela estrutura, além de ter um custo-benefício difícil de superar.

ENATE EDICION ESPECIAL 2013
Produzido com as melhores uvas
cabernet sauvignon da vinícola espanhola, é um vinho com muita fruta fresca e especiarias. O terroir tem a influência das massas que vêm do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo. Resultado: uma bebida redonda e untuosa, confirmando o potencial de cultivo dessa variedade em Somontano.

THE WISHBONE SHIRAZ GARNACHA 2016
Não é fácil encontrar um shiraz australiano tão elegante, mas este rótulo foi uma grande surpresa. Feito com 75% dessa uva e 25% de garnacha, cada varietal foi fermentado separadamente em aço inox e, em seguida, em barris de carvalho. Só após é que foi feita a assemblage, ou seja, a mistura.