/Por Lucas Vilela

O sucesso dos seriados nos últimos anos fez com que determinadas bebidas virassem protagonistas nas mãos dos mais diversos personagens. Pense em Don Draper, de Mad Men, e logo virá a imagem dele segurando um copo com o drinque old fashioned.

Na comédia Sex and the City, o queridinho das quatro protagonistas que viviam em Nova York era o coquetel cor-de-rosa servido em taça “Y”, o cosmopolitan.

É claro que o vinho também ganhou entusiastas na telinha – nas mãos de homens e mulheres, nas tramas que se passam desde a Idade Média até os tempos modernos.

Aqui, algumas figuras que não fazem cerimônia na hora de brindar, mesmo quando estão sozinhas.

THE BIG BANG THEORY

Disponível em: Globoplay

Há controvérsias, mas o álcool não torna as pessoas mais inteligentes. Por outro lado, pode ser um bom aliado na luta contra supernerds. Penny Hofstadter é a prova disso.

A loira de TBBT percebeu rapidamente que ser bonita e engraçada não era o suficiente para lidar diariamente com Sheldon, Leonard e sua turma. Ela encontrou no vinho o hobby perfeito para relaxar enquanto a turma de geeks quebrava a cabeça com a teoria das cordas, o gato de Schrödinger, as leis de Newton…

Pela longevidade da série (foi encerrada na 11ª temporada), podemos afirmar que ela tomou uma sábia decisão.

› SCANDAL

View this post on Instagram

Iconic. #NationalWineDay ?

A post shared by Scandal Official Account (@scandalabc) on

Disponível em: Netflix

Olivia Pope é do tipo de mulher que não sabe o que é um dia tranquilo: ex-diretora de comunicações da Casa Branca, é dona de uma poderosa agência de gestão de crises e vive um intenso relacionamento cheio de idas e vindas com o presidente dos EUA.

Esse ritmo maluco, na maioria dos episódios, só é curado com um bom “Duvillet de 1994” (um vinho caríssimo e fictício), que a moça harmoniza com uma tigela de pipoca.

Curiosidade sobre a taça favorita dela: a Camille 23 Oz.Red Wine, de bojo largo, existe de fato e é uma febre entre os fãs da trama.

Feita de cristal eslovaco, é vendida com exclusividade pelo site crateandbarrel.com. Custa 13,95 dólares cada e, com um valor extra de frete, o fabricante entrega no Brasil.

HANNIBAL

View this post on Instagram

#hannibal #hanniballecter #madsmikkelsen

A post shared by Hannibal TV Series (@hannibalfandom) on

Disponível em: Netflix

O malévolo e igualmente charmoso Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins no filme O Silêncio dos Inocentes, confessou para a agente do FBI Clarice Starling ter adorado uma refeição com o fígado de um homem, algumas favas e um bom chianti.

O paladar do personagem não mudou em nada na série para a TV.

Hannibal manteve seu prazer culinário sempre regado por uma boa safra do vinho tinto e pratos “deliciosos” – contendo sempre alguma parte do corpo humano.

› GAME OF THRONES

View this post on Instagram

5 more sleeps. #GameofThrones

A post shared by gameofthrones (@gameofthrones) on

Disponível em: HBO GO

No departamento da bebida, a família Lannister é a mais célebre. O membro mais curto do clã, Tyrion, desde o primeiro episódio nunca esteve longe de uma garrafa.

A irmã dele, Cersei, é outra que ficou mais sedenta por um bom tinto temporada após temporada.

Pudera: uma das regalias de ser rainha dos Sete Reinos de Westeros era ter sempre uma criada disponível para reabastecer seu cálice.

› THE GOOD WIFE

View this post on Instagram

Cheers to our #WCW #JuliannaMargulies! #TheGoodWife

A post shared by The Good Wife (@thegoodwife_cbs) on

Disponível em: Netflix e Amazon Prime

Um hábito que Alicia Florrick não abandonou depois de trocar a vida de dona de casa para se tornar uma das advogadas mais temidas de Chicago foi o de tomar uma taça de vinho, à noite, no conforto da sala de estar.

Ela claramente não tinha medo de encher o copo para aliviar o estresse diário, mas sempre deixou claro: “Não preciso de vinho, eu gosto de vinho”. Para registro, ela também tinha uma queda por tequila.


› NAS TELONAS

Em 007, James Bond não rejeita um martíni. Para comemorar a derrota do vilão, o champanhe é indispensável.