/Por Carolina Almeida

Dona do melhor charuto do mundo, a marca cubana Cohiba decidiu se aventurar no mundo do vinho. Em parceria com o produtor espanhol Oscar Montaña, a Cohiba – criada em 1966 para a produção exclusiva de charutos para Fidel Castro e o alto escalão do governo cubano – acaba de lançar dois tintos produzidos na vinícola Premium Fincas, em Rioja (Espanha).

O primeiro é o Cohiba Atmosphere Reserva 2011, um blend das uvas tempranillo, graciano, mazuelo e viura, que passou 18 meses em barricas de carvalho francês e mais 18 na garrafa. O outro é o Cohiba Atmosphere Gran Reserva 2010, elaborado a partir de tempranillo, graciano e viura, que repousou por 36 meses em barricas de carvalho americano e francês, mais 36 em garrafa. Ambos seguem os padrões da DOC de Rioja e foram apresentados durante um evento da marca cubana em Madri.

Os rótulos, que são edições limitadas (18 mil garrafas do Reserva e 6 mil do Gran Reserva), foram elaborados especialmente para harmonizar com charutos e ganharam estampas de ouro 24 quilates. Os vinhos já chegaram ao Brasil com preços de 469,90 reais e 932,90 reais, respectivamente.