/Por Marjorie Zoppei

Depois de receber as medalhas de melhor espumante, melhor espumante nature, melhor espumante método tradicional e melhor do Vale dos Vinhedos no Guia Descorchados 2019, o Casa Valduga Sur Lie foi relacionado como um dos dez vinhos mais inovadores do continente pela revista Decanter.

O único representante brasileiro na publicação, que destacou vinhos reconhecidos por sua inovação e pioneirismo, estava entre outros rótulos novos no mercado – com uma ou duas safras disponíveis.

“O atual trunfo do Brasil é, sem dúvida, os espumantes da Serra Gaúcha. Em minha opinião, esse lançamento da Casa Valduga é o melhor entre todos. Sur Lie Nature é uma mistura não vintage de chardonnay e pinot noir, que passa pela segunda fermentação em garrafa, maturando por 30 meses nas caves subterrâneas da vinícola. Ao contrário de outros espumantes de método tradicional, ele não passa por dégorgement. Sendo assim, a autólise (morte) das leveduras ocorre enquanto a garrafa está fechada”, explica Alistair Cooper, master of wine e autor da listagem.

Pensado para ser uma edição exclusiva de apenas 3 mil garrafas, o vinho fez tanto sucesso que obrigou o grupo Famiglia Valduga a abrir mais dois lotes, vendendo mais de 30 mil unidades.