/Por Manuella Menezes

Aclamada como “a voz de Portugal”, Amália Rodrigues cantou na forma de fado o amor do país por seus vinhos. Na letra da música “Oiça Lá, ó Senhor Vinho”, a homenagem à bebida não é em vão. Portugal possui uma longa história vitivinícola, mais antiga do que o próprio país.

Registros apontam que em 2000 a.C. os tartessos plantaram a primeira vinha entre o vale do Tejo e o vale do Sado. Fenícios, gregos e romanos então ampliaram o cultivo ao longo da Península Ibérica.

Hoje, o país está entre as nações europeias com maior área de vinha plantada e obteve a maior porcentagem de vinhos premiados na 25ª edição do Concurso Mundus Vini, realizada em 2019 na Alemanha.

Vale a pena conhecer esse legado de perto, de preferência hospedando-se em um dos charmosos hotéis – também premiados – especializados em enoturismo. Selecionamos cinco sugestões para conhecer as melhores castas de norte a sul da terrinha.

L’and Vineyards (foto em destaque acima)

O interior do L’and, aconchegante como o ambiente rural do Alentejo, leva a assinatura do arquiteto brasileiro Márcio Kogan. Todas as suítes possuem terraço privado com lareira – dez delas contam com teto retrátil, que permite dormir, literalmente, sob as estrelas.

Do início ao fim, a estada aqui é mágica. Além dos cursos de enologia, das visitas às vinhas e das provas comentadas, as verdes planícies da região podem ser vistas de cima, durante os voos de balão proporcionados pelo resort.

O dia ainda pode terminar no spa de vinoterapias da marca francesa Caudalie ou no restaurante que privilegia ingredientes frescos, de produtores locais.

Quinta Nova Luxury Wine House

Quinta Nova Luxury Wine House (foto acima)

A cerca de duas horas do Porto fica o projeto de enoturismo mais premiado do país. Em 2018, foi eleito um dos melhores resorts de vinho do mundo pela publicação internacional Condé Nast Traveler e, no mesmo ano, o guia inglês Luxury Travel Guide a elegeu Luxury Hotel & Winery of the Year pela terceira vez consecutiva.

São apenas 11 acomodações, todas com vista panorâmica do vale que cerca a propriedade, com varandas e terraços que se debruçam sobre as vinhas e o Rio Douro. Além de percorrer o vinhedo, hóspedes podem visitar a adega de 1764 e o Wine Museum Centre, terminando o tour diante de um cenário deslumbrante.

Ameal Wine & Tourism Terroir

Ameal Wine & Tourism Terroir (foto acima)

Esta quinta une o encanto de uma propriedade histórica e a natureza exuberante do Vale do Rio Lima, distante uma hora do Porto. A Quinta do Ameal é referência entre os vinhos da região demarcada dos vinhos verdes e possui métodos de produção orgânicos.

Neste refúgio exclusivo, é possível se hospedar em uma das três suítes da casa principal ou em uma casa independente, perfeita para famílias de apaixonados por vinhos. Lazer para todos não falta. Há degustações, passeios de bicicleta, descidas de caiaque no rio local ou idas até as praias mais próximas.

The Vine

The Vine (foto acima)

Cada detalhe do vencedor do World’s Leading Design Hotel de 2018 – eleito pela World Travel Awards – foi pensado para relaxar corpo e mente, e ainda faz um bom vinho. Os ambientes comuns imprimem o intimismo e o mistério de adegas antigas, e cada um dos quatro andares reflete o estado da vinha durante as estações do ano.

Ao chegar ao terraço, o hóspede é brindado com uma vista de 360 graus da Ilha da Madeira, local ideal para um brinde no bar Uva. O restaurante Terra Lounge, projetado para dar a sensação de estar sob a sombra de uma vinha, e o spa, especializado em vinoterapia, completam a estada revitalizante.

Para explorar a ilha, o hotel pode acrescentar diversos passeios, como uma visita à adega e prova de vinhos da Madeira Wine Cellar ou uma expedição à Floresta Laurissilva, Patrimônio Mundial da Unesco.

The House of Sandman

The House of Sandman (foto acima)

Primeiro branded hostel do mundo, já foi destaque no jornal inglês The Guardian e ganhou o prêmio Global Best of Wine Tourism 2019 da rede Great Wine Capitals. Além da vista para o Rio Douro, o vinho do Porto é a estrela.

Em Vila Nova de Gaia, o edifício onde já funcionavam os escritórios da Sandeman, uma das mais icônicas marcas da bebida fortificada, foi totalmente remodelado para receber suítes privativas e quartos compartilhados, que ganharam camas de design inspirado nos barris.

No restaurante The George, o menu faz reinterpretações de receitas típicas do norte do país e, entre os drinques, há criações originais com vinho do Porto, como o Invictus, um mix de purê de abacaxi e manjericão, suco de limão, xarope de funcho e Porto Sandeman Fine White.