/Por Cintia Oliveira

Quando bem escolhido, o vinho é capaz de elevar uma refeição, do começo ao fim. No caso da sobremesa, uma taça pode ajudar a equilibrar o dulçor, além de trazer frescor e ressaltar características da bebida, como a untuosidade, por exemplo.

Embora a harmonização mais clássica seja com os fortificados, elementos como acidez e mineralidade de espumantes e vinhos brancos também podem garantir uma harmonização perfeita.

A seguir, confira uma seleção de restaurantes que, além de investir em boas sobremesas, também são conhecidos pela carta de vinhos.

VISTA (foto destaque acima)

Localizado no MAC-USP, o restaurante liderado por Marcelo Corrêa Bastos tem uma cozinha com toques de brasilidade. As sobremesas são elaboradas pelo subchef Pedro Frade – e boas sugestões são a goiaba em calda com mascarpone e sorvete de iogurte (26 reais) e a banana com doce de leite, merengue e espuma de baunilha (27 reais).

A carta de vinhos tem cerca de 100 rótulos selecionados pelo sommelier Julio Cordeiro. Enquanto a perlage do espumante Chandon Excellence Cuvée Prestige Rosé (235 reais a garrafa) equilibra o açúcar da goiaba, a banana harmoniza com o toque cítrico e a mineralidade do Durbanville Hill Chenin Blanc (142 reais a garrafa).

Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 Vila Mariana | São Paulo Tel.: (11) 2658-3188

Torta de queijo com caramelo salgado e sorvete de pera do restaurante Cais

CAIS (foto acima)

Comandado por Guilherme Giraldi e pelo chef Adriano di Laurentiis, o restaurante de cozinha autoral tem como protagonista os frutos do mar. Na ala das sobremesas, destaque para a torta de queijo com caramelo salgado e sorvete de pera (25 reais).

Enxuta, a carta de vinhos da sommelière Sofi Guglielmo elenca 18 rótulos de pequenos produtores e, vez ou outra, abre espaço para orgânicos e biodinâmicos. A untuosidade da torta pede vinhos brancos com mais acidez, como o Gigi Bianco 2018 (32 reais a taça e 138 reais a garrafa).

R. Fidalga, 314 Vila Madalena | São Paulo Tel.: (11) 3819-6282

Torta de banana com sorvete de baunilha e calda de caramelo do restaurante Loup

LOUP (foto acima)

Além do jardim vertical, a adega, com capacidade para 500 garrafas de vinho, é o centro das atenções do salão, comandado pelo restaurateur Daniel Sahagoff.

O menu variado oferece sobremesas do chef pâtissier Arnor Porto. O cannolo de doce de leite com chocolate, calda de frutas vermelhas e sorvete de baunilha (29 reais) e a torta de banana com sorvete de baunilha e calda de caramelo (29 reais) são as pedidas. A carta de vinhos da sommelière Mazé Loiola conta com mais de 200 rótulos.

Para harmonizar com o doce italiano, ela sugere o Porto Fonseca Bin 27 Tawny Reserva (28 reais a taça, 260 reais a garrafa). Já a torta de banana, com dulçor na medida, faz boa dupla com o Château Gravas Sauternes 2014 (52 reais a taça, 249 reais a meia garrafa).

R. Dr. Mário Ferraz, 528 Jardim Paulistano | São Paulo Tel.: (11) 3078-1089

Bolo de chocolate com sorvete de cupuaçu do restaurante Cepa

CEPA

O restaurante, comandado pelo chef Lucas Dante e a sommelière Gabrielli Fleming, aposta em uma cozinha autoral, com base em ingredientes sazonais e em técnicas de conservação como cura e fermentação.

Para adoçar, vá de compota de tangerina e ricota fresca (16 reais) ou de bolo de chocolate com sorvete de cupuaçu (18 reais). A carta de vinhos de Gabi é rotativa, com rótulos elaborados a partir de agricultura sustentável e baixa intervenção enológica.

Enquanto as notas de laranja do vinho de soleira Bella Quinta (19 reais a taça) combinam com a sobremesa à base de tangerina, o Porto Quinta do Javali (29 reais a taça) harmoniza com o doce de chocolate.

R. Antônio Camardo, 895 Vila Gomes Cardim | São Paulo Tel.: (11) 2096-0687

Frutas amarelas, montada com creme de pequi, sorbet de butiá e compota de maracujá do restaurante Balaio IMS

BALAIO IMS (foto acima)

Instalado no térreo do Instituto Moreira Salles (IMS), na Avenida Paulista), o restaurante, comandado pelo chef Rodrigo Oliveira, tem sobremesas elaboradas pela chef pâtissière Patricia Moryta.

Destaques são a opção de frutas amarelas, montada com creme de pequi, sorbet de butiá e compota de maracujá (23 reais), e a de chocolate com caramelo de cupuaçu e farofa de chocolate branco (23 reais).

A carta de vinhos lista 41 rótulos, selecionados pelo maître Diego Johnny. Enquanto a sobremesa frutada combina com o branco Pizzato Legno 2018 (150 reais a garrafa), de boa acidez, o doce à base de chocolate cai bem com o equilibrado tinto Pizzato Merlot 2016 (120 reais a garrafa).

Av. Paulista, 2424 Bela Vista | São Paulo Tel.: (11) 2842-9123

CHARCO (foto acima)

Ao lado de Tuca Mezzomo, a chef confeiteira Nathalia Gonçalves comanda o restaurante – que é inspirado na cozinha do sul do país – e também assina o menu de doces.

A carta de vinhos da sommelière Paula Zampol reúne cerca de 40 rótulos,
que harmonizam com os pratos elaborados na brasa. Para combinar com a sobremesa leite e mel, feita com sorvete de leite defumado, mel de jataí, bolo de amêndoas, conhaque e favos de mel (28 reais), Paula sugere o Jerez La Ina Fino D.O. (30 reais a taça, 290 reais a garrafa).

Já para a butiá, laranja e iogurte, preparada com sorbet de butiá, casca de laranja caramelizada, caramelo de maracujá e creme de iogurte (24 reais), a sommelière indica o Late Harvest R. Winery 2016 (35 reais a taça, 200 reais a garrafa), que é um vinho fortificado, mas com um toque mineral.

R. Peixoto Gomide, 1492 Jardim Paulista | São Paulo Tel.: (11) 3063-0360