/Por Marjorie Zoppei

O que é terroir?

Terroir é o conjunto de fatores naturais que engloba o local onde o vinhedo é cultivado: solo, subsolo, relevo, altitude, exposição ao sol, temperatura, corrente de ar, umidade e quantidade de água disponível.

O clima

Dias ensolarados combinados com noites frescas dão a chamada amplitude térmica, uma das responsáveis pelo perfil aromático e por manter a acidez da uva controlada. Sol demais provoca maior teor alcoólico.

A importância

Cada um desses fatores naturais ajuda a exprimir a identidade de um vinho, como maturação da uva, acidez, aromas e sabores. Conseguir revelar as qualidades de um terroir é o grande desafio de um enólogo.

O solo

Terra pobre em nutrientes é melhor para a vitivinicultura: terrenos férteis produzem maior volume de frutos, o que acarreta pouca concentração de suco na uva – assim como acontece em irrigações feitas com muita água.

Para o produtor

Coletar as informações sobre o terroir acabou se tornando uma ciência – é crucial tê-las em mãos na hora de delimitar e plantar um vinhedo. Elas que orientam a escolha da casta, o método de cultivo e poda, até a longevidade da vinha.

No Novo Mundo

O conceito de terroir nasceu na Europa, berço da regulamentação de regiões produtoras, mas logo se espalhou além dos oceanos, como Marlborough (Nova Zelândia), Napa Valley (Estados Unidos) e Western Cape (África do Sul).

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!