/Por Marjorie Zoppei
O que é terroir?
Terroir é o conjunto de fatores naturais que engloba o local onde o vinhedo é cultivado: solo, subsolo, relevo, altitude, exposição ao sol, temperatura, corrente de ar, umidade e quantidade de água disponível.
O clima
Dias ensolarados combinados com noites frescas dão a chamada amplitude térmica, uma das responsáveis pelo perfil aromático e por manter a acidez da uva controlada. Sol demais provoca maior teor alcoólico.
A importância
Cada um desses fatores naturais ajuda a exprimir a identidade de um vinho, como maturação da uva, acidez, aromas e sabores. Conseguir revelar as qualidades de um terroir é o grande desafio de um enólogo.
O solo
Terra pobre em nutrientes é melhor para a vitivinicultura: terrenos férteis produzem maior volume de frutos, o que acarreta pouca concentração de suco na uva – assim como acontece em irrigações feitas com muita água.
Para o produtor
Coletar as informações sobre o terroir acabou se tornando uma ciência – é crucial tê-las em mãos na hora de delimitar e plantar um vinhedo. Elas que orientam a escolha da casta, o método de cultivo e poda, até a longevidade da vinha.
No Novo Mundo
O conceito de terroir nasceu na Europa, berço da regulamentação de regiões produtoras, mas logo se espalhou além dos oceanos, como Marlborough (Nova Zelândia), Napa Valley (Estados Unidos) e Western Cape (África do Sul).