Descubra como tirar mancha de vinho! Quem é apaixonado por essa bebida incrível e a consome com frequência provavelmente já viveu a seguinte situação: ao encher a taça, mesmo com todo cuidado, gotas escorrem da garrafa diretamente para a bela toalha de mesa. 

Também pode acontecer, de repente, de a taça tombar e o vinho tinto se derramar todo na mesa, no tapete e na nossa roupa. Ou, ainda, na hora de girar a taça, o conteúdo pode respingar. E agora? O que fazer com a mancha de vinho? A boa notícia é que há soluções eficazes para isso. Confira a seguir.  

Como tirar mancha fresca de vinho

Água quente e sabão neutro

Essa dica funciona para o vinho que acabou de ser derramado. Seque o excesso com papel-toalha e, em seguida, lave o tecido em água quente — que ajuda a soltar as moléculas do vinho da roupa — com sabão neutro até que mancha saia. 

Sal e limão

Para esse método, jogue bastante sal e suco de limão na mancha, trocando a mistura até que a mancha clareie bem. A ideia é que esses dois componentes absorvam o vinho. Aí é só lavar o tecido normalmente e botar para secar no sol, se for branco, e na sombra, se for colorido.

Leite

O leite também é ótimo para eliminar manchas recentes. Se a mancha for pequena, despeje o leite sobre ela e deixe ele agir até que suma. Depois, é só lavar o tecido com água e sabão. Caso a mancha seja maior, aí será necessário ferver o leite com o tecido junto e deixar de molho por um tempo.

Vinagre branco com água morna

O vinagre é conhecidamente um excelente agente de limpeza. Para tirar a mancha de vinho, misture uma parte de vinagre branco com três partes de água morna e coloque sobre o tecido por cerca de 20 minutos ou até absorver bastante. Depois, você deve lavar o tecido normalmente.

Como tirar mancha seca de vinho

Alvejantes

No caso de manchas que não podem ser eliminadas o quanto antes e o vinho acaba secando no tecido, o processo de limpeza é mais difícil, mas não é impossível. Como o vinho está mais entranhado nas tramas do tecido, uma boa opção é escolher um alvejante sem cloro, menos agressivo, que pode ser usado em peças claras e coloridas.

Água e amônia

Você também pode fazer uso de uma mistura de água com amônia, usada com parcimônia, claro, para tirar uma mancha seca de vinho. Deixe o produto agir e, após um tempo, esfregue com uma escovinha ou bucha, antes de lavar bem com água e sabão. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!