/Por Tânia Nogueira

Em Garibaldi, a terra do espumante, na Serra Gaúcha, não há salas de cinema. Só um cinema a céu aberto em meio aos vinhedos da vinícola Peterlongo.

Nada mais moderno. Super dentro dos padrões da era pós covid-19. Mas, como o filme de terror que estamos vivendo talvez demore um bom tempo para ter um fim, a Peterlongo buscou uma solução ainda mais segura e transformou seu tradicional evento em Drive-In Wine Movie.

As pessoas vão assistir aos filmes da programação dentro do seus carros no estacionamento da Peterlongo em frente ao casarão antigo da vinícola, a primeira a produzir espumantes finos no Brasil.  

Moda dos anos 50 e 60, o Drive-In voltou com tudo quando as salas de cinema foram fechadas por causa da pandemia. Iniciativas do estilo têm surgido no mundo todo. Com uso de uma tecnologia muito mais avançada, claro. Em Garibaldi, a projeção é feita em HD em uma tela de 8 metros de comprimento e o som é transmitido pelo rádio dos carros ou dos celulares.

Como todo bom drive-in, tem comida. Cada vez um food truck diferente. O serviço é feito nos carros. Há também um cardápio de vinhos que inclui taças e garrafas de espumantes, brancos e tintos da Peterlongo.

A vinícola, que foi de primeira linha durante décadas, mas decaiu muito nos anos 70, investiu muito em qualidade nos últimos anos e tem conseguido ótimos resultados. 

Vale provar os vinhos do cardápio ou, para os mais corajosos, colocar a máscara e entrar na loja da vinícola e comprar algum dos vinhos mais caros. Uma boa escolha é o Vita Sur Lie, um nature que mantém as leveduras, 93 pontos no Guia Descorchados.

Custa R$ 99. Só que na loja está sem gelo. Então, para quem quiser tomar na hora, é bom levar o seu próprio balde ou isopor cheio de gelo.  Os ingressos, que custam R$ 40 e dão direito a um balde de pipocas e uma taça de acrílico, são comprados pela internet, via Sympla.

As exibições acontecem uma vez por mês. Os filmes muitas vezes têm alguma relação com o universo vitivinícola. Ótimo para a população local que se identifica e ótimo para o turista que entra no clima. As próximas sessões estão programada os dias 11 de julho (Cartas para Julieta), 8 de agosto (Bohemian Rhapsody), 12 de setembro (O que nos Liga), 10 de outubro (Yesterday)  e 14 de novembro (Na Natureza Selvagem). 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!