/Por Ana Beatriz Miranda

Você já provou vários estilos de vinho Malbec? Se a Malbec pudesse ser definida em uma só palavra, versatilidade seria uma ótima escolha, já que essa uva tinta é capaz de dar origem a vinhos de muitos estilos, tintos leves, encorpados, frutados, amadeirados, complexos, rosés refrescantes e até espumantes elegantes.

Origem da uva Malbec

A Malbec nasceu na França, mas ganhou destaque mesmo na Argentina, por ter se adaptado perfeitamente ao terroir local, sobretudo pela altitude elevada e a boa concentração de raios solares, favorecendo o amadurecimento ideal da uva. Ela é cultivada em todo país, com destaque para Mendoza, Patagônia, Salta e Catamarca. 

Em seu país natal, a Malbec tem outros nomes, como Pressac na margem direita do Gironde, em Bordeaux, e Côt ou Auxerrois, em Cahors, onde teve origem. O Malbec francês é mais tânico, estruturado e de coloração mais escura que o argentino, que tem caráter mais aveludado e fácil de agradar. Tanto que foram os vinhos elaborados na terra dos hermanos que deram prestígio à casta, conquistando paladares nos quatro cantos do mundo, inclusive no Brasil.

Estilos de vinho Malbec e harmonização

Além das condições ideais de cultivo, quem orquestra o estilo que o vinho terá é o enólogo. Os rótulos de Malbec podem ser de leves e superfáceis de beber até complexos e amadurecidos. Por serem tão versáteis, eles combinam com uma variada gama de comida, desde petiscos e hambúrgueres até pratos mais sofisticados. 

Perfeitos para momentos mais descontraídos, os Malbecs de safra mais recentes, sem passagem por barricas de carvalho e com acidez mais viva, vão muito bem com queijos e embutidos. 

Uma das combinações mais certeiras é um Malbec de mais corpo, amadeirado e taninos presentes com carne vermelha, principalmente cortes argentinos, como o famoso chorizo. É uma festa em boca! 

O Malbec também pode ser um excelente “vinho de contemplação” para ser apreciado sozinho, sem harmonização, acompanhando um livro ou um filme. Aí vale o estilo que você preferir, descomplicado ou exuberante. O interessante é sentir cada gole, percebendo as características dele e as camadas de aromas e sabores. 

Agora se a ocasião for uma pool party ou um vinho para um dia quente, um Malbec vinificado em rosé ou um espumante feito com essa variedade certamente fará bonito na taça. Escolha seu Malbec e tintim! 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!