/Por Ana Beatriz Miranda
Cheio de borbulhas encantadoras, o Prosecco é um tipo de vinho espumante, mas também é o nome da Denominação de Origem Controlada onde é elaborado, além de nomear uma uva branca, que há cerca de uma década passou a ser chamada de Glera.
Ao contrário do que muita gente pensa, a bebida Prosecco só pode ser chamada assim se ela for produzida no nordeste da Itália, na Denominação de Origem Controlada Prosecco, que abrange algumas províncias do Vêneto e de Friuli Venezia Giulia, seguindo regras específicas de produção.
E Prosecco não é apenas um espumante. A legislação também permite que frisantes sejam Prosecco e até vinhos tranquilos, sem a presença de gás carbônico, com indicações distintas de elaboração, é claro. Entretanto, esses últimos são muito menos célebres que o espumante Prosecco.
Denominação de Origem Controlada Prosecco
A história do Prosecco é antiga. As primeiras áreas foram demarcada em 1930, a fundação regulamentadora surgiu em 1962 e a Denominação propriamente dita foi criada em 1969.
Em 2009, houve uma atualização da legislação, que culminou na troca do nome da uva Prosecco para Glera e na elevação de uma das denominações para Denominação de Origem Controlada e Garantida, que retrata a mais alta qualidade do vinho italiano.
Regras de produção do Prosecco
Dentre as regras de produção do Prosecco estão o rendimento do vinhedo por hectare, especificações de cultivo, vinificação — que só pode de vinho branco, graduação alcoólica e tipo de uvas permitidas.
Quanto às castas, todo Prosecco precisa ter, minimamente, 85% de uva Glera em sua composição. Os 15% restantes podem ser de Chardonnay, Pinot Bianco, Pinot Grigio, Pinot Nero (a famosa Pinot Noir), Verdiso, Bianchetta Trevigiana, Perera e Glera Lunga.
O método de elaboração deve ser o Charmat, em que a segunda fermentação é feito em tanques de aço inox, sendo o contato com as borras (sur lie) permitido, ficando a critério do produtor.
Características e classificação do Prosecco
Quanto à concentração de açúcar, os espumantes Proseccos podem ser classificados como Brut, Extra-Dry (a versão clássica), Seco ou Demi-Sec.
Os Proseccos geralmente são elegantes, equilibrados, com sabores frescos e acidez perceptível. É um espumante com perlage abundante, símbolo de celebrações, com presença constante em eventos festivos.