/Por Ana Beatriz Miranda

A Chardonnay não é a uva branca mais cultivada do mundo, mas é, sem dúvidas, a mais popular entre os apreciadores de vinho branco. Ela ocupa o segundo lugar no ranking, ficando atrás da Sultanina, uva com origem no Afeganistão e que é usada muito mais para consumo in natura ou como fruta seca do que para produção vitivinícola. 

Quanto à majestade Chardonnay, por ser muito difundida entre os países produtores da bebida, ela conquistou o título de “rainha das uvas brancas”, sendo plantada em 41 países distribuídos em 210 mil hectares de vinhedos. 

Origem da Chardonnay

Integrante da família de uvas Noirien, ela é originária da Borgonha, na França e ela nasceu do cruzamento entre a tinta Pinot Noir e a branca Gouais Blanc. A marca da versatilidade dessa uva é o fato de ela variar bastante em aromas e sabores, de acordo com o seu terroir de origem. Por isso, existem tantos estilos de vinhos Chardonnay, como espumantes, brancos leves até os mais encorpados e inclusive brancos doces.

Características da uva Chardonnay

A anatomia da Chardonnay é uva de pele fina, com coloração verde no começo e depois amarelo-palha, em cachos pequenos e delicados. Por sua fragilidade, a colheita da Chardonnay deve ser bastante cuidadosa, algo que os produtores devem sempre levar e consideração.

Aromas e sabores da Chardonnay

Como muitas uvas brancas, a Chardonnay tem grande riqueza aromática. O terroir é fator preponderante do perfil aromático que a uva vai apresentar, porém, de forma geral, os vinhos Chardonnay podem trazer aromas florais, de frutas cítricas, frutas tropicais, podem ter nuances amanteigados e amadeirados, caso passem por um período de envelhecimento. 

O momento da colheita também pode interferir nos aromas. Se colhidas mais cedo, é comum aparecerem notas de limão e maçã verde, já se estiverem mais madura, é possível sentir abacaxi e figo. 

Quanto ao clima, em regiões mais frias, os vinhos elaborados com a majestade Chardonnay apresentam leveza e frescor, com acidez perceptível. Para as regiões mais quentes, os exemplares se mostram mais estruturados em boca, com untuosidade e frutas maduras. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!