/Por Tânia Nogueira

O enoturismo na América do Sul é tido como um dos melhores. A World’s Best Vineyards anunciou no meio de julho a lista das 50 melhores vinícolas para enoturismo no mundo. As duas primeiras ficam na América do Sul.

A vencedora foi a Bodega Zuccardi, em Mendoza, na Argentina. A Bodega Garzón, em Maldonado, no Uruguai, ficou em segundo lugar. Entre as 10 primeiras, há quatro sul-americanas e, entre as 50, há 13. É o segundo ano que os sul-americanos fazem bonito.

Sobre o World’s Best Vineyard’s Awards

Criado em 2019 pelo grupo inglês que organiza o International Wine Challenge, um dos concursos internacionais de vinhos de maior prestígio do mundo, o World’s Best Vineyard’s Awards premia as vinícolas que oferecem as melhores experiências para o enoturista. A escolha leva em conta a paisagem, a arquitetura, os serviços, as atrações e, é claro, o vinho. 

Este ano, a entrega do prêmio deveria acontecer num grande evento em Sonoma, na Califórnia, que, como todos os grandes eventos, foi suspenso por causa da pandemia. Aconteceu, então, online. Apesar de muito atingido pelas medidas de isolamento, o enoturismo é um setor muito forte. Só nos Estados Unidos, ele movimenta 20 bilhões de dólares por ano.

Reabertura aos poucos

Em muitos países, as vinícolas já estão reabrindo para o turismo. Como costuma envolver uma série de atividades ao ar livre, é um setor que tem boa perspectivas de recuperação.

Mas é bom lembrar que a lista do World’s Best Vineyard’s Awards foi escolhida antes da pandemia e, portanto, não leva em consideração o fato das vinícolas estarem ou não adaptadas ao novo normal. A lista é selecionada por um painel de 500 especialistas em vinho e turismo de todo o mundo.

Dez vinícolas que você tem de conhecer

Conheça os vencedores:

Bodega Zuccardi, Valle de Uco, Mendoza, Argentina

Bodega Garzón, Maldonado, Uruguai

Domäne Wachau, Vale de Wachau, Áustria

Montes, Vale de Colchagua,Chile

Robert Mondavi Winery, Califórnia, Estados Unidos

Marqués de Riscal, Rioja, Espanha

Château Smith Haut Lafitte, Bordeaux, França

Quinta do Crasto, Douro, Portugal

Antinori nel Chianti Classico, Toscana, Itália

Viña Vik, Vale de Millahue, Chile

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!