/Por Marjorie Zoppei
Para manter o vinho estável e na sua melhor expressão, é preciso seguir estes seis cuidados indispensáveis na hora de guardar suas garrafas.
Local bem arejado
Escolha um local fresco e com boa ventilação, pois o calor abundante e as variações térmicas podem causar o aparecimento de alguns aromas indesejados. Pode ser um armário instalado no corredor ou em um quarto, por exemplo.
Luz na medida
A iluminação do ambiente deve ser muito suave, uma vez que o excesso de luminosidade acelera o envelhecimento da bebida. Por isso, evite espaços perto de janelas ou em sacadas.
Sem posição
Não há estudos científicos que garantam qual é a posição mais adequada para guardar as garrafas. Na horizontal, na diagonal ou na vertical: escolha a que atenda melhor a seu espaço.
Bem paradinho
Vibrações causadas por som alto e eletrodomésticos, por exemplo, agitam as moléculas e alteram a estabilidade do vinho, interferindo em aromas e sabores. Evite também o vão de escada, que sofre com trepidações.
Liquidez certa
Ambientes muito úmidos, como próximos a banheiros e a cozinha, ou muito secos talvez estraguem suas garrafas. Se puder fazer o controle da umidade, mantenha-a próxima a 70%.
Inodoro
Evite colocar produtos de aromas intensos próximos às garrafas, como desinfetantes, inseticidas, tintas e artigos de higiene. Eles podem, sim, interferir no vinho.