A Salton chega com muito frescor aos 110 anos. Com crescimento de 70% na última década, a vinícola de Bento Gonçalves (RS) comemora a nova idade junto com a ampliação do portfólio de produtos, a consolidação da liderança na venda de espumantes e o desbravamento do mercado externo.

Em 2019, a marca que lidera o mercado nacional de espumantes há 15 anos chegou ao posto de número 1 entre as marcas de vinhos mais reconhecidas no Brasil, segundo a Wine Intelligence, e conquistou destaque no renomado concurso francês Effervescents Du Monde.

 “Ao longo desses 110 anos, principalmente a última década, passamos a olhar para o processo de forma mais especializada”, diz Maurício Salton, diretor-presidente da vinícola. “Redefinimos padrões técnicos para nossas parcerias, modernizamos estruturas, qualificamos fortemente nossa gestão e o principal: buscamos diariamente fazer a diferença na vida das mais de 1,5 mil pessoas que, de alguma forma, estão diretamente envolvidas com a Salton, seja promovendo o seu desenvolvimento ou apoiando em diversas iniciativas sociais.”

Peso de mercado

Na última década, a Salton vem se firmando como uma empresa com diferentes frentes de negócios: além dos vinhos, o portfólio se completa com bebidas não-alcoólicas, destilados e empreendimentos com enfoque turístico.

A empresa encerrou 2019 com 36,8 milhões de garrafas vendidas e um crescimento de 17,5% no faturamento em relação ao ano anterior. É líder de vendas de espumantes nacionais com 33% de market share, segundo dados da Nielsen.

Os espumantes representam 41% de sua receita, seguidos dos destilados, com 24%, vinhos, com 22%, e não-alcoólicos, com 13%. Desde 2017, contando com uma equipe local nos EUA, as exportações crescem continuamente. No ano passado foram embarcadas cerca de 800 mil garrafas para 25 países.