/Por Ana Beatriz Miranda

A uva italiana Primitivo tem se difundido cada vez mais nas taças dos apreciadores de vinho mundo afora. Típica do sul da Itália, sendo cultivada principalmente na Puglia, os rótulos elaborados com ela têm perfil levemente adocicado, com teor alcoólico alto e muito sabor. 

Um dos fatos mais interessantes sobre a Primitivo é que ela e a Zinfandel, emblemática nos Estados Unidos, são a mesma uva, com DNA idêntico, comprovado cientificamente. Essa evidência científica foi descoberta por Austin Goheen, um fitopatologista norte-americano. 

Em 1967, ele visitou a região de Puglia e percebeu semelhanças impressionantes em um tinto feito de Primitivo com os vinhos que ele já conhecia muito bem, feitos de Zinfandel, o que culminou nas pesquisas que concluíram que as duas eram faces de uma mesma uva. 

Origem

Há histórias variadas quanto à origem da Primitivo. Ela pode ter surgido no século 18, embora também haja informações que vinhos elaborados com ela eram comercializados desde o século 15. 

O nome Primitivo é uma referência ao seu amadurecimento, considerado precoce. A maioria das uvas tintas amadurecem mais tarde que ela que, geralmente, já pode ser colhida dois meses antes.  

Características da uva Primitivo

Justamente por amadurecer mais rápido, a Primitivo é uma uva com alta concentração de açúcar residual e álcool, gerando vinhos tânicos e robustos.

Ela é uma casta de tamanho médio, com pele fina, cachos pequenos e compridos. Suas videiras não são tão fáceis de serem cultivadas, já que a colheita deve ser feita precocemente e o rendimento pode não ser tão bom. Sendo assim, muitos cuidados precisam ser tomados. 

A Primitivo é uma uva bastante versátil, podendo ser usada na produção de brancos, rosés e tintos, embora os últimos sejam mais comuns. Geralmente, os tintos de Primitivo são alcoólicos, intensos, com coloração forte, encorpados, frutados e redondos.

Aromas e sabores da Primitivo

Os aromas predominantes são de frutas silvestres, vermelhas e negras, muito maduras, além de especiarias doces. Claro que, de acordo com o terroir que é elaborado, o vinho terá características diferentes.

Ainda que sejam a mesma uva, a Primitivo cultivada na Puglia e a Zinfandel, nos EUA, dão origem a rótulos de personalidades distintas, ambas interessantíssimas.    

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!