/Por Tânia Nogueira

Entre 20 a 26 de julho, acontece a campanha Vem Pro Vinho 2020. Durante a semana, haverá uma série de ações e promoções em todo o Brasil para incentivar o consumo responsável de vinho.

A ação é uma iniciativa do Pró-Vinho, um grupo interprofissional formado em 2019 para promover a cultura do vinho no Brasil. De acordo com pesquisa da Ideal Consulting, nos primeiros cinco meses do ano de 2020, a importação de vinho no Brasil cresceu 5% em volume em relação ao mesmo período. A comercialização do vinho nacional aumentou 15%. Nos últimos 5 anos, o mercado como um todo cresceu 34%. 

Mesmo assim, o consumo de vinhos no Brasil continua baixo. Em 2018, depois de muito tempo estacionados, ultrapassamos finalmente a barreira dos dois litros.

Hoje o brasileiro consome 2,2 l de vinho per capita, sendo que nessa conta está também incluído o consumo de vinho de mesa. Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela Vinetur, usando dados da Organização Internacional do Vinho (OIV) e da ONU, mostrou que, em 2018, Portugal consumiu 62,1 l per capita de vinho por ano, a França 50,02 l e a Argentina 24,8 l per capita. 

A ideia é incluir a ação no calendário de eventos e promoções do país e tornar a hashtag #VemProVinho conhecido do grande público. Produtores, importadoras, e-commerces, supermercados, lojas, bares e restaurantes vão oferecer descontos, brindes e outras vantagens. Para descobrir quais são, basta entrar no site da Pró-Vinho

A lista de estabelecimentos participantes, que inclui casas dos mais diversos estados, como Amazonas e Goiás, está sendo atualizada constantemente. Qualquer empresa do país pode participar gratuitamente.

A inclusão da promoção na lista de participantes é feita direto no site. Lá também o empresário encontra material promocional para download e uso gratuito. Usando a hashtag, a promoção é incluída também no Instagram da Pró-Vinho.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!