/Por Ana Beatriz Miranda

De fácil adaptação e, por isso, difundida no mundo todo, a uva Merlot gera vinhos de estilos variados. De forma geral, os exemplares de Merlot são macios e frutados. Mas é o terroir que vai determinar qual será o perfil do vinho, com todos os aspectos que o envolvem, como solo, clima, técnicas de vinificação, a mão do enólogo, a colheita e tudo mais que tiver relacionado a essa palavra francesa sem tradução. 

Cerca de metade do cultivo das uvas e da produção de vinhos Merlot é feita pela França, mais especificamente por Bordeaux, sua terra natal. Por lá, são elaborados rótulos elegantes e especiais, famosos nos quatro cantos do planeta. O restante da produção de Merlot está dividida nos mais diversos países, tanto do Velho Mundo, na Europa, quanto no Novo Mundo, os demais países produtores.  

Merlot colhida no tempo exato

Há duas vertentes de produtores quanto ao cultivo da Merlot. Quem segue o padrão francês, mais tradicional, faz a colheita no tempo exato, sem deixar que as uvas amadureçam um pouco mais. Esse método mantém o frescor da variedade, com acidez perceptível. Os aromas se tornam mais delicados, as frutas vermelhas mais frescas e os taninos mais firmes. São vinhos que trazem um quê de complexidade.  

Merlot colhida um pouco mais tarde

Colher as uvas um pouco mais tarde é o padrão mais internacional, muito utilizado fora da França. Segundo ele, a Merlot é deixada propositalmente mais um tempo nas videiras, a fim de concentrar mais aromas e sabores. Assim, o resultado é um vinho com frutas vermelhas e negras maduras, mais aromático, com taninos mais macios e menor acidez. São vinhos mais dinâmicos e fáceis de beber. 

Harmonização com Merlot

Como a Merlot é uma uva que gera vinhos mais equilibrados, sem sobressaliência de taninos ou acidez, a harmonização não tem muito mistério. Os rótulos feitos apenas com essa uva pedem combinações com pratos de média intensidade. Carnes brancas e vermelhas com pouca gordura, por exemplo, salmão, atum e até aves assadas.

Receitas mais descompromissadas, como hambúrgueres e pizzas também são pedida certa. Caso for um blend de Merlot com outra uva mais estruturada, como a Cabernet Sauvignon, carnes vermelhas mais gordurosas ficam incríveis. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!