Latitude sul, 17 horas de luz do dia e vinhedos cobertos de uvas e gelo durante o verão são o cenário de Trevelin, a mais nova Indicação Geográfica (IG) da Argentina, na Patagônia

Trevelin está localizado no departamento de Futaleufú, no noroeste da Província de Chubut, Patagônia. A aprovação, concedida a 6 de agosto, representa um poderoso impulso para esta região vinícola quase recém-nascida. 

Atualmente, apenas 12 hectares dedicados ao cultivo de vinhas, embora tenha disponível quase 36 mil hectáres disponível para produção – San Pablo, em Mendoza , por exemplo, cobre apenas 4.300 hectares. 

Enquanto a fronteira norte de Trevelin é formada pelo rio Futaleufú e o Parque Nacional Los Alerces, as montanhas andinas a 600 metros ao sul formam um vale fértil – onde migrantes galeses costumavam criar gado no século 19. A fronteira com o Chile fica a apenas 12 quilômetros da pioneira vinícola local Casa Yagüe.

Clima e uvas

Além da localização única ao sul e com 400 metros de altitude, Trevelin tem verões com 17 horas de luz por dia. Durante o verão, a amplitude térmica varia de mais de 30 ° C durante o dia a 0 ° C à noite. 

Os ciclos sazonais incluem geada, chuva e queda de neve regular entre abril e agosto. A colheita ocorre em abril e maio, e uma poderosa irrigação por gotejamento é usada para combater a geada, criando uma paisagem gelada incomum, mesmo no verão.

As uvas brancas que amam o clima frio dominam, como Chardonnay , Semillon , Gewüztraminer e Sauvignon Blanc. Os brancos de Trevelin se destacam pela intensa acidez natural e álcool relativamente baixo, entre 11% e 12%.  

Embora a agricultura sempre tenha feito parte da paisagem, Trevelin Valley adotou uma identidade vinícola a partir de 2012 – e hoje é o lar de três bodegas. 

Marcelo Yagüe e Patricia Ferrari, da Bodega Casa Yagüe Vinos Australes, plantaram as primeiras vinhas em 2014 e deram a Trevelin a primeira safra de sucesso três anos depois. O casal liderou a campanha GI da região . 

Viñas del Nant y Fall e Contra Corriente completam o trio Trevelin, apoiado por cerca de sete produtores de uvas .