/Por Ana Beatriz Miranda

A Carménère é uma uva tinta que esteve por muito tempo entre as mais cultivadas na França, até a praga filoxera devastar os vinhedos da Europa, em meados do século 19. Acreditava-se que essa variedade tinha sido extinta até que ela foi redescoberta no Chile, em 1994, e tornou-se a uva símbolo do país andino por seus vinhos cheios de personalidade. 

O francês Jean-Michel Boursiquot, um ampelógrafo — botânico especialista em videiras — foi quem descobriu que a uva que achavam ser uma Merlot que demorava para amadurecer, no Chile, na realidade, era a quase esquecida Carménère, cujo nome remete à cor carmim dos vinhos que ela origina.  

Origem 

A Carménère é uma uva nascida em Bordeaux, na França, mais especificamente em Médoc. Ela fazia parte, há muitos anos, antes do surgimento da Cabernet Sauvignon, do famoso corte bordalês. Ao ser redescoberta no Chile, ela mostrou uma adaptação excelente ao terroir local, expressando toda sua intensidade e caráter aromático.

Características da Carménère

A uva Carménère é sensível, exigente em relação ao solo onde é cultivada e demora mais para amadurecer do que a maioria das castas tintas. Se for colhida antes do tempo, ela gera vinhos inexpressivos, pouco frutados e com presença herbácea excessiva. Por isso, seu cultivo requer cuidados especiais e é imprescindível que se tenha atenção total ao ciclo da videira. 

Aromas e sabores

De maneira geral, quando colhida no tempo ideal, a Carménère apresenta aromas de frutas vermelhas e frutas negras maduras, pimenta-preta, terra úmida e nuances herbáceas. Se amadurecerem em barricas de carvalho, adquirem notas de cravo, tabaco, café e chocolate, além de ganharem potencial de guarda alto, cerca de 10 anos.

Quanto aos sabores, os vinhos de Carménère normalmente são elegantes, estruturados, com taninos macios, sedosos, mas ainda assim marcantes. São rótulos cheios de presença, que ganharam o mundo e hoje são elaborados nos quatro cantos do planeta, com destaque para o Chile, é claro, a Itália, a Argentina, o Brasil, os Estados Unidos e a China. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!