/Por Ana Beatriz Miranda

O vinho doce é queridinho por muita gente que começa a apreciar vinho, sendo a primeira escolha de quem não gosta da sensação de adstringência que os taninos dos vinhos tintos secos provocam. Sinônimo de vinho suave, ele tem paladar bastante adocicado. Como o termo suave é usado de forma equivocada para descrever alguns rótulos que, aliás, podem nem ser doces, há certa confusão.

Contudo, a classificação legal de concentração de açúcar diz que os dois são o mesmo tipo de vinho. No Brasil, são aqueles que contém mais de 25 gramas de açúcar residual por litro de bebida. O limite é de até 80 gramas por litro. 

Tipos de vinho doce

Se você está pensando naquele vinho “de garrafão”, sim, ele é um vinho doce, mas não de uvas Vitis vinifera, as que dão origem aos vinhos secos. O famigerado vinho “de garrafão” é feito com uvas da espécie Vitis labrusca. Já o vinho doce fino é elaborado com a espécie Vitis vinifera, havendo rótulos de excelente qualidade feitos com variedades célebres, como a Cabernet Sauvignon e a Chardonnay

Vinho doce não é vinho licoroso

Outro equívoco comum é pensar que ele é um vinho de sobremesa, um tipo de vinho licoroso. A propósito, nem todo licoroso é doce, mesmo que apresente doçura em boca. O que é levado em consideração na hora de classificar esse tipo de bebida é sua graduação alcoólica, de 14 a 18% em volume. Mas, se o vinho licoroso tiver mais de 20 gramas de açúcar residual por litro, ele será doce também. Menos que isso, será seco. 

Harmonização com vinho doce

No mercado há ótimos vinhos doces, como os famosos lambruscos italianos, por exemplo. Diferentemente do que muitos acreditam, a doçura não tem nada a ver com qualidade. Um belo exemplar desse tipo tem seu lugar. Para harmonizar, eles são excelentes. Você pode optar pela harmonização por contraste, combinando um exemplar doce com queijos azuis. É uma sensação deliciosamente interessante no paladar! Ou pode também harmonizar por similaridade, com pratos agridoces ou sobremesas. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!