Hu Yue é o segundo vinho do Long Dai, o “grand vin” chinês da vinícola que pertence a Domaines Barons de Rothschild (DBR Lafite).

É uma mistura de três variedades de uvas clássicas de Bordeaux, Cabernet SauvignonCabernet Franc Merlot, além de Marselan e Syrah , todas provenientes de Domaine de Long Dai no Vale Qiu Shan, na província de Shandong, nordeste da China.

Hu Yue 2018 será a primeira safra lançada, por 143 dólares a garrafas (membros do clube vinícola têm desconto), e só será vendida na propriedade e por meio da conta WeChat da adega.

A mudança aprofunda o compromisso do grupo com a produção de vinhos de alta qualidade na China, tendo passado cerca de uma década testando e aperfeiçoando as operações de vinificação por lá.

O que significa ‘Hu Yue’

Château Lafite Rothschild lança segundo vinho produzido na China, o Hu Yue_Sociedade da Mesa
Crédito: Divulgação / Domaine de Long Dai

Saskia de Rothschild, presidente da DBR Lafite, explica que a ideia era fazer referência à “aliança sagrada entre a cultura chinesa, o respeito pelos elementos e o ciclo incontrolável da natureza”.

Hu lembra o símbolo do tigre, o segundo animal sagrado da China. O termo “hu po” também significa âmbar, que tem importância cultural no país.

Já “Yue” representa todas as cinco montanhas sagradas da China e remete ao sagrado Monte Dai referenciado no nome da propriedade.

Uva marselan se destaca

Originária da França a partir do cruzamento das cepas Cabernet Sauvignon e Grenache, a uva marselan é considerada por muitos vinicultores chineses de nova geração como a futura uva assinatura da China.

“Para criar este segundo vinho, a equipe em Shandong escolheu cuidadosamente uma variedade de parcelas em nossos mais de 400 terraços. O objetivo era revelar um carácter profundamente aromático, repleto de frutos pretos com uma assinatura picante que diferenciasse este vinho do nosso grand vin’, revela Olivier Trégoat, diretor técnico da Long Dai e de outras propriedades DBR Lafite.

O vinho estagiou 12 meses em barricas de carvalho, produzidas pela tanoaria DBR Lafite.