/Por Ana Beatriz Miranda

Puglia, no sul da Itália, está localizada bem no “salto da bota”. Essa região tem destaque na produção de grandes tintos, sobretudo os elaborados com a uva Primitivo que conquistou o Brasil nos últimos anos. Com belezas naturais impressionantes, recortadas por centenas de quilômetros de costa, a Puglia encanta com seus vinhos cheios de personalidade.

Territórios da Puglia, no sul da Itália

Embora tenha se tornado mais conhecida nos últimos tempos, a belíssima Puglia, — que se pronuncia “púia”, em italiano, e chamada de “apúlia”, em português —, ainda não é tão badalada quanto outros destinos turísticos na Itália. Trata-se de um lugar mais rústico e simplista, sem o glamour de outras localidades italianas. Entretanto, a região tem sido cada vez mais buscada por enoturistas, pela notoriedade dos vinhos locais. 

As praias da Puglia estão entre as mais incríveis da Europa e são bastante diversificadas, assim como todo o território, dividido em Daunia e Alta Murgia, Lower Murgia e Valle d’Itria e Salento e Messapia. De um lado banhadas pelo mar Adriático e sua coloração esmeralda de encher os olhos, e do outro pelo mar Jônico, com seu tom de azul deslumbrante, há praias de areia fina, de pequenas pedras e até dunas. Quanto à vitivinicultura, com clima mediterrâneo e solo calcário de tom avermelhado, as videiras têm as condições ideais para se desenvolverem, gerando uvas de alta qualidade.     

Estilos de vinhos da Puglia

Os vinhos elaborados na Puglia são marcantes, com aromas e sabores peculiares. A região é responsável por 17% de toda a produção italiana. As uvas que mais de destacam são a Primitivo, em Messapia, a Nero de Troia, em Daunia, e a Negroamaro, em Salento. A região demarcada, Denominazione di Origine Controllata (DOC), foi criada em 1950 e possui uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelos produtores. Hoje, mais da metade de todo o vinho de Puglia possui a certificação.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!