“Delicioso blend de cabernets argentino: sauvignon e franc.”

Quem tem experiência no mundo do vinho já descobriu que a Argentina pode oferecer muito mais do que os prestigiados vinhos da uva Malbec.

Por isso, quero falar hoje do Keo Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc 2018.

Saímos um pouco da rotina da uva malbec e dos vinhos varietais para dar atenção a um blend obviamente inspirado no corte usado na região de Bordeaux, pois traz duas das principais uvas que compõe a famosa mistura francesa.

Além disso, tem amadurecimento em carvalho e prima mais pela elegância do que pela exuberância.

A vinícola Chañarmuyo, que iniciou os trabalhos em 2001 e aposta em alta tecnologia nos processos de produção, elaborou este vinho para que exibisse um perfil jovem, fresco e com forte presença de aromas frutados.

O líquido amadureceu por 6 meses em barris em barris de carvalho francês, amaciando taninos e acidez, e tornando-o um vinho muito fácil de agradar o paladar.

Um diferencial interessante deste tinto é que ele nasce na Indicação Geográfica Valle de Chanarmuyo, na região argentina de La Rioja, um pequeno vale localizado a 1720 metros acima do nível do mar – altitude que promove uma excelente amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima do dia e a mínima da noite) na área do vinhedo, o que ajuda a preservar a acidez natural da uva, a atingir a maturação ideal dos taninos e a concentrar melhor os açúcares. 

Essa é a oportunidade para apreciar um vinho que se destaca pelo perfil, pelo que entrega aos nossos sentidos e pela origem pouco comum. 

Boa degustação!