“Cabernet Gran Reserva chileno, com 93 pontos e bom preço

Lucas Cordeiro

Segundo o dicionário Michaelis, podemos entender “predicado” como umaqualidade positiva ou desejável”.

Levando isso em consideração, posso então afirmar que o Ravanal Gran Reserva Limited Production Cabernet Sauvignon 2016 é um vinho tinto chileno cheio de predicados.

Vamos começar pelo primeiro, é um Gran Reserva, o que no Chile faz referência a uma categoria de maior qualidade dentre os vinhos produzidos por uma vinícola, é uma linha superior, geralmente com longo amadurecimento em madeira, neste caso 14 meses em barris de carvalho francês e americano.

O segundo predicado é a variedade Cabernet Sauvignon, que podemos considerar a grande uva chilena. Vários vinhos ícones deste país são produzidos com ela – ou ela está presente no blend, inclusive muitos deles foram os responsáveis por incluir o Chile no hall dos países produtores de vinhos de excelência.

Como terceiro predicado temos o fato de ser um vinho de edição limitada, ou seja, foram produzidas apenas 6.000 garrafas.

E para entender o nível da exclusividade, basta imaginar que em toda população mundial apenas 6 mil pessoas vão ter a oportunidade de aprecia-lo.

É premiado, recebeu 93 pontos do crítico internacional de vinhos James Suckling, uma excelente avaliação, e isso podemos considerar seu quarto predicado.

Agora, falando do vinho em si, realmente esses predicados se justificam. Tem aromas deliciosos de frutas negras, com um toque de goiaba vermelha, um leve mentol, além das especiarias e o traço de cacau certamente oriundos do estágio em carvalho.

Já no paladar é macio demais, o corpo sob medida não o torna pesado, embora lhe de muita presença de boca, e o final é saboroso.

Por fim podemos incluir um quinto e último predicado, o preço. Mesmo sem qualquer oferta ou desconto, já tem um valor excepcionalmente bom.

Bom demais!