“Cabernet Gran Reserva chileno, com 93 pontos e bom preço

Lucas Cordeiro

Sobre o Vinho e a Vinícola Valle de Colchagua

Este vinho varietal 100% Cabernet Sauvignon é uma bela surpresa, e a explicação pode vir do método de produção da bebida.

Começando pelas uvas selecionadas a partir de uma parcela de vinhedos de alta qualidade, cultivados no Valle de Colchagua – eleita a “melhor região vinícola do mundo” em 2005 pela revista Wine Enthusiast.

A qualidade elevada pode ser igualmente relacionado ao trabalho magistral da vinícola Ravanal, uma empresa 100% familiar e uma das mais antigas do Valle de Colchagua, cujas gerações vêm se sucedendo na arte e na paixão por produzir vinhos.

Embora seja um vinho de categoria “reserva”, não é carregado em aromas de carvalho, pois apenas parte dele estagiou por 12 meses em barris de carvalho francês e americano.

O perfil aromático é um excelente equilíbrio entre fruta e carvalho, expresso em deliciosas notas de frutas negras com traços vegetais e de pimenta, mesclados à delicada nuance de tostado e menta.

Em boca, você perceberá bom corpo, com harmonia perfeita entre taninos, acidez e álcool, além de textura macia e final de boa persistência.

Ravanal Gran Reserva Limited Production Cabernet Sauvignon 2016 um vinho predicado?

Segundo o dicionário Michaelis, podemos entender “predicado” como umaqualidade positiva ou desejável”.

Levando isso em consideração, posso então afirmar que o Ravanal Gran Reserva Limited Production Cabernet Sauvignon 2016 é um vinho tinto chileno cheio de predicados.

Vamos começar pelo:

  1. Primeiro, é um Gran Reserva, o que no Chile faz referência a uma categoria de maior qualidade dentre os vinhos produzidos por uma vinícola, é uma linha superior, geralmente com longo amadurecimento em madeira, neste caso 14 meses em barris de carvalho francês e americano.
  2. O segundo predicado é a variedade Cabernet Sauvignon, que podemos considerar a grande uva chilena. Vários vinhos ícones deste país são produzidos com ela – ou ela está presente no blend, inclusive muitos deles foram os responsáveis por incluir o Chile no hall dos países produtores de vinhos de excelência.
  3. Como terceiro predicado temos o fato de ser um vinho de edição limitada, ou seja, foram produzidas apenas 6.000 garrafas.

E para entender o nível da exclusividade, basta imaginar que em toda população mundial apenas 6 mil pessoas vão ter a oportunidade de aprecia-lo.

É premiado, recebeu 93 pontos do crítico internacional de vinhos James Suckling, uma excelente avaliação, e isso podemos considerar seu quarto predicado.

Por fim podemos incluir um quinto e último predicado, o preço. Mesmo sem qualquer oferta ou desconto, já tem um valor excepcionalmente bom.

Bom demais!