“Um simpático e gostoso Shiraz australiano.”

Lucas Cordeiro – Sommelier

Gosto bastante da uva Syrah.

Mesmo sem estágio em carvalho, ela tem alguns aromas que remetem à barrica:

  • além das das frutas,
  • traz um pouco de pimenta,
  • especiarias doces
  • e, às vezes, uma nota intrigante de defumado.

Versátil demais, gera desde rosés delicados a tintos bastante encorpados

Quando comecei a aprender sobre vinhos, li uma história de que a origem da cepa era a cidade de Shiraz (ou Chiraz), na antiga Pérsia (atual Irã), cujas mudas teriam sido levadas à França por cavaleiros que retornavam das Cruzadas.

Mas não passava de história.

Assim como outros relatos caíram por terra quando uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em Davis (EUA), descobriu que a Syrah nasceu do cruzamento de duas uvas francesas, a Dureza e a Mondeuse Blanche, há muito tempo e em algum lugar às margens do rio Rhône – possivelmente, é anterior à presença dos gregos no sul da França.

É uma das uvas tintas mais populares e amplamente plantadas no mundo, e tornando-se a número 1 na Austrália. E foi nesse país da Oceania que a cepa recebeu a grafia Shiraz! 

Beber a maioria dos Shiraz australianos é uma experiência certeira: você já sabe o estilo que vai encontrar: o clima quente da maioria das regiões australianas garante vinhos ricos em fruta madura, quase doce, e bem condimentados.

São muito macios, com acidez delicada, fáceis de beber. Assim como nosso The Original Martin’s Pick Up Shiraz 2017 – que ainda tem uma história simpática por trás dele. 

A marca Martin’s Pick Up é dedicada a Peter Martin Sawrey, que foi, por mais de 40 anos, o homem encarregado de entregar os vinhos produzidos pela Adelaide Estate Wines para as empresas locais e para os habitantes da cidade.

Conta a lenda que, quando as pessoas da cidade ouviam o som característico da caminhonete de entrega dos vinhos se aproximando, elas corriam para as suas portas para comprar os vinhos de Peter Martin Sawrey.

Agora, você pode correr para a nossa loja on-line e aproveitar esse rótulo icônico. 

Boa degustação!