“Que uva é essa? Teste seu conhecimento sobre uvas.” 

Lucas Cordeiro – Sommelier

Hoje resolvi fazer algo diferente.

Como estão seus conhecimentos sobre as variedades de uvas? 

Quero fazer o convite para uma brincadeira: tente adivinhar de qual variedade de uva estou falando, a partir de algumas informações sobre ela.

Ao final, você acessa a ficha do vinho e confere se descobriu ou não qual é a uva.

Vamos lá? 

Esta cepa tem origem francesa, mais especificamente no sul da França. É fruto do cruzamento de duas uvas nativas de lá, antes do domínio romano.

Os vinhos elaborados com ela são um sucesso.

Não à toa, encontramos ela em rótulos varietais (elaborados com uma só uva) ou em blends (elaborados com mais de uma variedade de uva).

A partir dela podem ser elaborados vinhos de diversos perfis, dos leves e frutados, sem passagem em carvalho, aos mais encorpados, longevos, de cor muito escura com longo amadurecimento em carvalho.

Há quem descreva alguns vinhos desta uva como “condimentados”, pois além dos intensos aromas de frutas negras, é muito comum que apresentem notas de especiarias, principalmente de pimenta, e também de terra e chocolate.

Harmoniza deliciosamente com carnes vermelhas assadas, grelhadas ou defumadas, e também com queijos duros, semiduros, defumados e maduros.

Seguem duas curiosidades: é uma das poucas uvas tintas cujo vinho se mistura um pouco de vinho de uva branca para criar um blend singular e intensamente aromático.

Uma receita típica da sua região de origem na França

Ela também compõe um outro blend de sucesso, hoje elaborado em alguns países além da França, cujo nome pelo qual é reconhecido é uma sigla de três letras.

A inicial do seu nome faz parte da sigla.

Esta variedade se dá muito bem em regiões de clima quente e seco, tal como a do vinho desta oferta, que se encaixa no perfil dos exemplares de intensos aromas frutados, com uma curtíssima passagem em barril de carvalho, e que ao paladar mostra-se fresco, com boa presença, sem ser pesado.

E aí, adivinhou?

Para acessar a ficha técnica e conferir se acertou ou não basta CLICAR AQUI.

Compre o vinho para saborear a uva.