/Por Ana Beatriz Miranda

O vinho Barbaresco é conhecido como o irmão mais novo do Barolo, elaborado também na consagrada região do Piemonte, no noroeste italiano, com a uva Nebbiolo. Ambos são tintos complexos e de alto nível e reputação, mas cada um tem suas peculiaridades. O Barbaresco apresenta taninos menos potentes que o Barolo, é mais elegante em boca e pode ser apreciado em safras mais recentes. 

Ele percorreu um bom caminho até alcançar a qualidade de hoje. Em 1934, foi criado o Consorzio di Tutela, a fim de estruturar a produção do vinho e estabelecer regras. A Denominação de Origem Controlada foi oficializada em 1966, sendo uma das primeiras do país da bota. Foi apenas em 1980 que o Barbaresco atingiu o máximo patamar dos vinhos da Itália, Denominação de Origem Controlada e Garantida, ganhando, enfim, seu espaço entre os grandes vinhos do mundo.   

Denominação de Origem Controlada e Garantida Barbaresco

A DOCG Barbaresco é dividida em quatro comunas, Barbaresco, Neive, Treiso e San Rocco Seno d’Elvio, que possui áreas em Alba. Dentre as especificações da denominação, estão que o vinho precisa ser elaborado com a uva Nebbiolo, com graduação alcoólica mínima de 12,5% e amadurecimento mínimo de dois anos, sendo pelo menos um deles em barricas de carvalho. 

Os aromas mais comumente encontrados nos rótulos Barbaresco são frutas vermelhas maduras, violeta, alcaçuz, trufas, folhas secas e especiarias. Para harmonizar, eles vão muito bem com pratos à base de carne vermelha, risotos e massas com molhos elaborados. 

Curiosidades do Barbaresco

Claro que essa bebida notória tem várias histórias que a permeiam. O nome Barbaresco pode ser uma inspiração dos gauleses que iam à Itália em busca de um vinho de qualidade superior chamado Barbaritium. Há quem diga que ele é uma referência aos bárbaros que causaram a queda o Império Romano. Outros ainda dizem que o nosso protagonista surgiu para rivalizar com o Barolo. Independentemente da realidade, o fato é que o Barbaresco é um vinho que todo apreciador da bebida precisa experimentar. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!