/Por Ana Beatriz Miranda

Você sabia que não é apenas a taça flûte que pode ser usada eficientemente como taça de espumante? Sim! Embora a flûte seja a mais popular hoje, a taça coupe já foi muito utilizada e a tulipa tem ganhado bastante força nos últimos tempos. 

Antes de explorarmos o assunto taça de espumante, é preciso saber a importância da taça na degustação de vinhos. É claro que você pode apreciar seu rótulo no copo que achar melhor, mas a taça certa não é só mais um ritual do vinho que se consolidou ao longo dos anos. Ela tem função prática. 

A taça foi desenhada especificamente para que o vinho concentre seus aromas e sabores, proporcionando uma experiência visual, olfativa e gustativa completa. Então, para que você usufrua do melhor potencial da bebida, a taça certa faz, sim, toda a diferença. 

Qual a taça ideal para espumante?

A melhor taça para apreciar um espumante é a que tem o corpo alongado e bojo estreito. Isso porque o comprimento é ideal para a análise visual da perlage, as borbulhas, e também para conservar os aromas e os sabores delicados da bebida, que vão se abrindo aos poucos.  

Quando o espumante mais célebre do mundo surgiu, o champanhe, no começo do século 18, ele era degustado nas mesmas taças dos outros vinhos. Os primeiros copos pensados para essa bebida surgiram em meados do século 18 e eram recipientes mais alongados com hastes compridas, bem similares às taças flûtes de hoje. 

O formato coupe, aquelas taças baixas que segundo a lenda foram moldadas no seio de Maria Antonieta, só surgiu mais para frente. A taça coupe se tornou símbolo de elegância e foi moda por muitos anos, até a flûte voltar a ser preferência, em 1960. 

Mais recentemente, a taça de espumante em forma de tulipa tem conquistado os apreciadores, principalmente depois que muitos produtores passaram a indicá-la. Ela já existe há bastante tempo, desde os anos 30, porém, só agora tem sido mais usada. A defesa de quem a prefere é que a borda menos estreita ajuda a oxigenar melhor o líquido. Faz sentido!  

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!