/Por Ana Beatriz Miranda

O Dão está localizado no centro-norte de Portugal e se destaca como uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos do país. Inclusive é uma das mais antigas, sendo demarcada em 1908 e se tornando Denominação de Origem Controlada em 1990. Embora seja reconhecidamente local de vinhos nobres — por isso chamado de Borgonha portuguesa, ao longo dos anos, o Douro e o Alentejo ganharam mais espaço. Contudo, esse cenário começou a mudar recentemente, com o Dão voltando a brilhar e encher as taças mundo afora.  

Terra de uvas célebres

É no Dão que uma das uvas mais conhecidas de Portugal teve origem, a Touriga Nacional. Essa casta, que se tornou a tinta mais emblemática portuguesa, é cultivada por todo país, mas se expressa em todo seu esplendor no seu terroir natal. Outra uva que nasceu na região é a Encruzado, uva branca muito usada em blends e varietais, considerada por especialistas uma das melhores brancas do país.

Solo e clima privilegiados

A região do Dão é cercada montanhas graníticas, Serra da Estrela, Serra do Caramulo e Serra da Nave, e não sofre influência do Atlântico. Seu solo é rochoso, seu clima é temperado, a amplitude térmica é alta, os verões são quentes e secos, e os invernos frios e úmidos. Ou seja: excelentes condições para o cultivo de videiras e o amadurecimento perfeito das uvas. Aliás, há uma enorme variedade de castas autóctones plantadas no Dão e 80% dos vinhos produzidos por lá são tintos.  

Os vinhos do Dão

Os tintos elaborados na região, sobretudo os de Touriga Nacional, geralmente são frutados, elegantes, com acidez marcante e bom potencial de envelhecimento. São rótulos equilibrados, com aromas ricos e delicados e muito gastronômicos. Os brancos são igualmente deliciosos, encorpados, frutados e também com potencial de amadurecimento, com destaque para a Encruzado.   

A Rota do Vinho de Dão

O Dão é uma excelente opção para enoturistas que querem conhecer Portugal mais a fundo. A Rota dos Vinhos do Dão é bastante completa e contempla diversas vinícolas, tendo cinco roteiros à disposição, Terras de Viseu, Silgueiros e Senhorim, Terras de Azurara e Castendo, Terras de Besteiros, Terras de Alva e Terras de Serra da Estrela. As paisagens são lindas, os restaurantes incríveis e as degustações inesquecíveis.  

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!