/Por Ana Beatriz Miranda
O Dão está localizado no centro-norte de Portugal e se destaca como uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos do país.
Inclusive é uma das mais antigas, sendo demarcada em 1908 e se tornando Denominação de Origem Controlada em 1990. Embora seja reconhecidamente local de vinhos nobres — por isso chamado de Borgonha portuguesa, ao longo dos anos, o Douro e o Alentejo ganharam mais espaço.
Contudo, esse cenário começou a mudar recentemente, com o Dão voltando a brilhar e encher as taças mundo afora.
Terra de uvas célebres
É no Dão que uma das uvas mais conhecidas de Portugal teve origem, a Touriga Nacional. Essa casta, que se tornou a tinta mais emblemática portuguesa, é cultivada por todo país, mas se expressa em todo seu esplendor no seu terroir natal.
Outra uva que nasceu na região é a Encruzado, uva branca muito usada em blends e varietais, considerada por especialistas uma das melhores brancas do país.
Solo e clima privilegiados
A região do Dão é cercada montanhas graníticas, Serra da Estrela, Serra do Caramulo e Serra da Nave, e não sofre influência do Atlântico.
Seu solo é rochoso, seu clima é temperado, a amplitude térmica é alta, os verões são quentes e secos, e os invernos frios e úmidos.
Ou seja: excelentes condições para o cultivo de videiras e o amadurecimento perfeito das uvas. Aliás, há uma enorme variedade de castas autóctones plantadas no Dão e 80% dos vinhos produzidos por lá são tintos.
Os vinhos do Dão
Os tintos elaborados na região, sobretudo os de Touriga Nacional, geralmente são frutados, elegantes, com acidez marcante e bom potencial de envelhecimento.
São rótulos equilibrados, com aromas ricos e delicados e muito gastronômicos.
Os brancos são igualmente deliciosos, encorpados, frutados e também com potencial de amadurecimento, com destaque para a Encruzado.
A Rota do Vinho de Dão
O Dão é uma excelente opção para enoturistas que querem conhecer Portugal mais a fundo. A Rota dos Vinhos do Dão é bastante completa e contempla diversas vinícolas, tendo cinco roteiros à disposição:
- Terras de Viseu,
- Silgueiros e Senhorim,
- Terras de Azurara e Castendo,
- Terras de Besteiros,
- Terras de Alva e Terras de Serra da Estrela.
As paisagens são lindas, os restaurantes incríveis e as degustações inesquecíveis.