/Por Ana Beatriz Miranda

Quando pensamos em vinho rosé, uma região específica nos vêm imediatamente em mente: Provence, no sudeste da França. Conhecida pelos rosés mais famosos do mundo e também pelos campos de lavanda de arrancar suspiros até dos menos românticos, Provence possui um charme só seu. 

Aliás, o local — que vai da margem esquerda do rio Rhône até a margem direita do rio Var e é banhado pelo Mediterrâneo — é um dos mais buscados por enoturistas. E independentemente de ser fã dos vinhos rosés, embora seja bem provável que se torne ao visitar essa região belíssima. Até porque, segundo o Observatório Mundial do Vinho Rosé, o consumo desse tipo de bebida cresceu 30% nos últimos 15 anos. 

Em Provence, cerca de 90% da produção de vinhos é dedicada aos rosés. Nenhum outro lugar no mundo é tão expert nesse tipo de vinho. Para garantir a alta qualidade dos rótulos, a região tem uma AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) com regras rígidas de elaboração. Todavia, como há diversas sub-regiões com terroirs singulares, há inúmeros estilos de rosés oriundos de lá. Dos leves e frutados aos ricos e complexos. Geralmente, feitos em blends, as uvas mais utilizadas são as brancas Rolle, Ugni Blanc e Bourboulenc e as tintas Grenache Noir, Syrah, Mourvèdre, Carignan e Cinsault. 

O negócio dos rosés é tão sério em Provence que há um centro de pesquisa robusto dedicado exclusivamente a eles, o Centre de Recherche et d’Expérimentation sur le Vin Rosé. A instituição é responsável por pesquisas e experimentos científicos a fim de explorar ao máximo o conhecimento sobre os rosés, desde as melhores técnicas de cultivo e vinificação até as descrições dos tons exatos de rosa que os rótulos podem ter.    

Provence é um deleite para todos os sentidos, com suas cores de encher os olhos — o lilás dos campos de lavanda e os girassóis a perder de vista, sons da natureza, aromas intensos e sabores inesquecíveis da gastronomia francesa e, claro, dos melhores vinhos rosés do mundo.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!