/Por Ana Beatriz Miranda

A uva branca Riesling tem a maravilhosa fama de ser umas das melhores para a produção de vinhos brancos. Inclusive, muitos especialistas a consideram a mais especial casta branca de todas. Mas nem sempre foi assim. Devido a processos inadequados de vinificação, ela passou a ser associada a vinhos de baixa qualidade. Ainda bem que o mal-entendido foi desfeito e o nível elevado da Rieling voltou a ser reconhecido nos últimos anos. 

Ela dá origem a rótulos de vários estilos, secos e minerais, doces e sedutores, e até espumantes requintados. De forma geral, são vinhos com muita riqueza aromática, intensos, elegantes e surpreendentes.   

Origem da Riesling

Nativa da Alemanha, acredita-se que a Riesling é cultivada pelo menos desde o século XV. Em 1435, uma certa Rießlingen foi citada no inventário de um nobre alemão. Em 1552, enfim, ela apareceu em documentos com o nome atual, Riesling. 

Embora seja plantada de forma bem-sucedida em diversos países produtores de vinho, como França, Austrália, EUA e Nova Zelândia, é na Alemanha que essa casta atinge seu esplendor. 

Características

Os frutos de Riesling são delicados e pequeninos, com casca de coloração verde-amarelado. Os cachos são de tamanho médio e o seu ciclo de amadurecimento é um dos mais longos. Trata-se de uma uva com acidez bastante pronunciada, o que dá um caráter fresco e aromático ao vinhos, além da longevidade. 

Aromas e sabores da uva branca Riesling

A Riesling é conhecida por seus aromas ricos e complexos. Tanto que muita gente consegue descobrir que o vinho é elaborado com ela apenas com a análise olfativa. Os aromas frutados se destacam, como pêssego, abacaxi, pera, limão, laranja e limão siciliano. Mas são os aromas minerais que fazem com que os rótulos de Riesling sejam facilmente reconhecidos, como grafite, pedra de isqueiro e petróleo, por exemplo. 

Quanto ao paladar, os exemplares possuem geralmente acidez muito perceptível, o que traz salivação, e teor alcoólico baixo. Por conta da acidez, são vinhos com bom potencial de envelhecimento dentro das próprias garrafas, já que o carvalho pode atrapalhar seu buquê aromático delicado.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!