/Por Ana Beatriz Miranda

Pergunta difícil: você sabe ao que se refere o corpo do vinho? Leve, de médio corpo, encorpado… Quem curte uma boa taça de vinho já deve ter se deparado com essas descrições sobre o corpo da bebida. Mas o que isso significa, afinal?

O corpo do vinho nada mais é do que a sensação de densidade e estrutura que o líquido traz ao paladar. Preste atenção ao que você sente quando estiver tomando um copo de água. Ela flui com leveza na boca, não é? Agora pense em uma vitamina de abacate. Muito mais textura, muito mais peso. Certamente, são experiências completamente diferentes. 

Os vinhos são separados por tipos de acordo com suas características, tintos, brancos, rosés, espumantes, frisantes e licorosos. Sendo uma bebida milenar, com um universo próprio de riquezas e histórias, existem muitos subtipos, estilos e afins dentro de cada tipo. É claro que para a classificação do corpo do vinho não seria diferente. 

Como se trata de algo que a gente, sendo, portanto, subjetivo, há várias divergências de termos quanto ao peso do vinho. Autores e especialistas sobre o tema usam várias palavras para descrever a sensação de densidade da bebida. Muitas, inclusive, são uma analogia aos adjetivos que usamos para o nosso corpo, como magro, esquelético e massudo. Mas podemos simplificar ainda mais! 

Corpo do vinho tinto

As uvas utilizadas na elaboração da bebida e as técnicas de vinificação são as responsáveis pelo peso do vinho. Cabernet Sauvignon, Tannat e Nebbiolo, por exemplo, são castas que geram exemplares mais encorpados, com mais presença em boca. Pinot Noir e Gamay, por sua vez, costumam trazer corpos mais leves aos vinhos, enquanto Merlot e Carménère originam rótulos de peso intermediário. 

Para facilitar, podemos classificar um vinho tinto quanto ao seu corpo usando cinco definições: aguado, leve, corpo médio (ou bom corpo), encorpado e pesado.

Aguado

 Vinho de densidade ínfima, extremamente leve, quase um suco de uva ralo. 

Leve

O vinho tinto leve apresenta um pouco de densidade em boca, perceptível, mas delicada. 

Corpo médio (bom corpo)

A bebida de bom corpo, corpo médio, possui presença, mas não é muito potente. São geralmente vinhos fáceis de harmonizar.   

Encorpado

O vinho tinto encorpado é claramente denso em boca, concentrado, chega a ser viscoso, com textura mais espessa. 

Pesado

O vinho tinto pesado ultrapassa o limite de um corpo agradável ao palato. É excessivamente denso, quase agressivo, apresentando até um certo desequilíbrio.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!