/Por Ana Beatriz Miranda

O vinho do Porto é um verdadeiro ícone de Portugal. Se não é o mais, é certamente um dos mais famosos vinhos licorosos — também chamados de fortificados — do mundo. Essa bebida ilustre faz parte de uma Denominação de Origem e, sendo assim, apenas os exemplares elaborados no Douro podem ser denominados como vinho do Porto.  

Como é feito o vinho do Porto?

Durante a sua elaboração, o vinho do Porto recebe um acréscimo de aguardente vínica a fim de elevar a graduação alcoólica. Se a adição ocorrer no meio da fermentação, ela é interrompida, as leveduras morrem e não consomem todo o açúcar do mosto, deixando uma maior concentração de açúcar residual e, portanto, um Porto mais adocicado no paladar. Já se a aguardente vínica for incluída depois da fermentação, o vinho será mais seco em boca. Sim. nem todo Porto é doce. Inclusive, há diversas classificações quanto à concentração de açúcar do vinho do Porto, do extrasseco ao muito doce.

Quanto ao tipo, eles podem ser brancos, rosés e tintos, e ao estilo, Ruby ou Tawny, de acordo com o tipo de envelhecimento. O Tawny é mais envelhecido, maduro. Durante a produção, o Tawny é trocado de barrica várias vezes, tendo contato com oxigênio. Então, o vinho evolui e atinge seu ápice durante o processo de elaboração. Assim que ele é engarrafado, depois de vários anos, já está pronto para ser consumido.  

Vinho do Porto Ruby

O Ruby é um estilo em que a bebida amadurece majoritariamente dentro das próprias garrafas, após passar de dois a três anos em barricas de carvalho. O seu nome é uma referência à cor do líquido, mais escura e intensa que o Tawny. 

As uvas utilizadas na sua elaboração são as autóctones portuguesas cultivadas no Douro, principalmente Touriga Nacional e Tinta Roriz. O vinho do Porto Ruby é frutado e com características de juventude, com aromas e sabores marcantes de frutas vermelhas. 

Ele pode ser apreciado como aperitivo ou digestivo, mas também harmoniza muito bem com sobremesas à base de chocolate, como bolos e mousses ou que tenham café. Para comidas salgadas, experimente um belo Porto Ruby com queijos moles, como brie ou camembert, que será uma festa para o seu paladar.  

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!