/Por Ana Beatriz Miranda

Bordeaux e seus vinhos são uma associação inseparável. Ela é com certeza um dos primeiros nomes lembrados quando o assunto é nossa bebida favorita. Essa célebre região francesa não ganhou sua fama à toa. Sua produção vitivinícola é secular e se mistura com a própria história regional. Ao longo dos séculos, a elaboração da bebida foi se refinando cada vez mais, resultando nos rótulos mais desejados, poderosos e caros do mundo. 

O terroir especial de Bordeaux

Mas não é só pelos esforços dos viticultores que a viticultura prosperou tão intensamente em Bordeaux. O terroir privilegiado da região é um fator e tanto. Bordeaux significa “à borda d’água” e essa é uma definição literal, já que ela está localizada entre três rios, Dordogne, Garonne e Gironde. Os rios dividem o território em três macrorregiões que formam a maior área em extensão de denominação de origem do planeta, com mais de 50 demarcações AOC (Appellations d’Origine Contrôlée). 

As três sub-regiões de Bordeaux são chamadas de Margem Direita, Margem Esquerda e Entre-Deux-Mers. Cada uma tem suas próprias características, influenciadas pelos rios que passam por elas. Os solos são completamente distintos, por exemplo. 

A Margem Direita abrange denominações icônicas como Saint-Émilion e Pomerol. Ela é conhecida por vinhos macios, frutados e sedutores, com seu solo argiloso que favorece o cultivo da Merlot. A Margem Esquerda produz exemplares mais estruturados, profundos e elegantes. Com seu solo mais pedregoso, a Cabernet Sauvignon tem seu cultivo facilitado. A região de Entre-Deux-Mers fica exatamente entre os rios Dordogne e Garonne. Ela produz vinhos brancos excepcionais elaborados principalmente com a Sauvignon Blanc e a Sémillon.   

Os blends de Bordeaux

Os vinhos de Bordeaux geralmente são blends, ao contrários dos varietais de Borgonha, também na França. A tradição de se misturar várias uvas é antiga e o objetivo dela é manter uma constância na qualidade da bebida, ainda que as variações de clima alterassem as safras. Sendo assim, as melhores parcelas da melhores safras são escolhidas para serem misturadas às safras recentes, mantendo o nível altíssimo do líquido. Além disso, cada variedade contribui com atributos que enriquecem o vinho.    

Bordeaux é a essência do vinho. A região respira os aromas e os sabores da bebida, enchendo os olhos de quem tem o prazer de visitá-la, apreciando a gastronomia local, que harmoniza com os rótulos como em nenhum outro lugar. Os vinhos de Bordeaux são um convite a desbravar o melhor que o vinho pode oferecer, elevando o nível de conhecimento e de sofisticação. Todo mundo merece uma boa taça de um Bordeaux. Ou a garrafa inteira.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!