/Por Ana Beatriz Miranda

Você já percebeu que existe uma enorme variedade de vinhos Syrah no mercado? Essa uva tinta especialíssima é originária do Vale do Rhône e é considerada uma das mais antigas do mundo. Embora se destaque em terroir francês, ela é uma casta versátil e, por isso, é cultivada de forma muito bem-sucedida nos quatro cantos do planeta.

Ela se adapta aos mais diversos climas, solos e altitudes. Então, é possível encontrar vinhos excelentes elaborados com a Syrah de variados estilos e países produtores. De varietais simples a assemblages estruturados, de tintos descomplicados, para o dia a dia, aos mais robustos e sofisticados, para momentos especiais.  

Syrah em climas quentes

A Syrah cultivada em climas mais quentes, como da Austrália, por exemplo, em que ela é chamada de Shiraz, gera vinhos mais encorpados, frutados, marcantes, com presença de frutas negras. Geralmente eles também apresentam ótimo equilíbrio entre os taninos e a acidez.   

Em climas frios

Em climas frios, como de sua terra natal, o Vale do Rhône, a Syrah é matéria-prima para exemplares mais elegantes, potentes, com toque picante e de especiarias. São bebidas complexas, muito rica em aromas e sabores. 

Harmonização com vinhos Syrah

Os vinhos de Syrah têm personalidade e são intensos, normalmente. Sendo assim, eles combinam melhor com pratos que também tenham certa intensidade. Lembre-se que o peso da receita deve ser similar ao corpo da bebida. Temperos fortes podem ser usados sem medo, pimenta, ervas aromáticas, mostarda, tudo isso harmoniza com vinhos Syrah. 

Os rótulos mais poderosos combinam com receitas opulentas, como carne vermelha assada com molho de vinho ou balsâmico, por exemplo. Um clássico que vai muito bem é o filet au poivre, que leva pimenta-do-reino em grãos. Os Syrah mais leves e jovens ficam deliciosos com carne de porco de receitas asiáticas e hambúrguer ao molho barbecue.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!