/Por Ana Beatriz Miranda

Côtes du Rhône ou Vallée du Rhône — Encostas do Ródano ou Vale do Ródano, em português, é uma região francesa situada ao longo do rio homônimo que nasce nos alpes suíços e encontra o rio Saône, na Borgonha, até desaguar no Mediterrâneo. O território contempla a cidade de Vienne, ao norte, e termina em Avignon, ao sul. 

Origem dos vinhos do Côtes du Rhône

É provável que o Império Romano tenha introduzido as videiras no local, assim como em muitas outras regiões do Velho Mundo. Certamente, a cultura vitivinícola do Rhône é secular. Hoje, a região é a segunda maior produtora de vinhos da França, perdendo apenas para a grandiosa Bordeaux

Contrastes e um vale dividido

O norte e o sul do Côtes du Rhône são muito distintos em relação ao terroir, climas, solos e características gerais. Por isso, o vale é dividido em duas sub-regiões: Vale Setentrional, no Rhône Norte, e Vale Meridional, no Rhône Sul. 

Vale Setentrional do Côtes du Rhône

A uva estrela dessa sub-região é a Syrah, responsável por rótulos potentes e de guarda. Os vinhedos estão plantados nas encostas de montanhas, formando terraços estreitos. As vinhas são velhas e o rendimento é baixo, concentrando aromas e sabores. O resultado são uvas de altíssima qualidade e vinhos entre os melhores da França. São várias as AOC (Appellations d’Origine Controlée) locais, representadas por exemplares representativos e poderosos, desejados por enófilos mundo afora.

Vale Meridional do Côtes du Rhône

A sub-região mais ao sul possui uma paisagem tipicamente mediterrânea, com bastante incidência solar. As vinhas se dispõem em planícies extensas, com solo pedregoso e argiloso que favorece o cultivo das videiras. Aqui as uvas destaques são a Grenache e a Mourvèdre. Entre as AOC principais, Châteauneuf-du-Pape é a mais célebre. Durante a Idade Média, o palácio de verão dos papas foi construído na cidade e eles adotaram os vinhedos por ali. O vinho Châteauneuf-du-Pape é um símbolo da França, com sua intensidade típica, cor escura e maciez. Ele pode ser elaborado com até 13 variedades, mas normalmente seu blend tem menos uvas, sendo a Grenache a majoritária. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!