/Por Ana Beatriz Miranda

A Grenache é uma uva tinta muito cultivada, embora não seja tão popular entre os enófilos como outras castas também muito plantadas, a Cabernet Sauvignon e a Merlot, por exemplo. Grenache é seu nome francês.

Na Espanha, a uva é chamada de Garnacha ou Garnacha Tinta. Na Itália, mais especificamente na Sardenha, ela é conhecida como Cannonau

Essa variedade pode não ser tão popular porque a encontramos mais facilmente compondo blends do que em vinhos varietais.

Os assemblages mais feitos são Grenache com Cabernet Sauvignon, com Merlot, com Syrah, com Cariñena e com Mourvèdre.  

Origem da Grenache

A Grenache tem sua origem na Espanha, na Catalunha, próxima ao Mediterrâneo. Ela é muito cultivada no Velho Mundo, mas também se destaca em países do Novo Mundo, como a Austrália.

Ela é uma uva de fácil adaptação aos mais diferentes tipos de solos e climas, tendo a versatilidade como principal característica. Essa casta pode compor vinhos rosés, tintos leves, tintos complexos e até vinhos doces. 

Características

A Grenache é uma uva de casca fina, poucos taninos, bagos medianos, concentrada em açúcar e com baixa acidez.

Embora seja fácil de se adaptar, essa variedade tem cultivo que requer cuidados. Suas videiras devem ser podadas várias vezes para que atinjam o rendimento ideal e uvas com sabores mais intensos.

Como ela tem muito açúcar, geralmente gera vinhos alcoólicos, sendo uma das razões para a utilização em cortes. 

Aromas e sabores da Grenache

A Grenache é uma uva de dinamismo e, dependendo de onde é cultivada e do estilo de vinho que se quer obter a partir dela, pode apresentar aromas e sabores variados.

De forma geral, aparecem os aromas de frutas vermelhas como morango e framboesa, ameixa, frutas secas como damasco, pimenta-do-reino, café e couro.

Se for varietal, apresenta sabores potentes, textura sedutora, acidez baixa e taninos sutis. Em blends, ela entra para equilibrar e aperfeiçoar aspectos olfativos e gustativos. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!