/Por Ana Beatriz Miranda

O vinho espanhol é um dos mais tradicionais. A Espanha está entre os que mais produzem e consomem a bebida, sendo o país com maior extensão territorial de vinhas do planeta. Assim como em outros países do Velho Mundo, foram os romanos que impulsionaram o cultivo de videiras no território espanhol, ainda que haja vestígios de que o líquido seja ainda mais antigo por lá que o Império Romano. 

A expansão vitivinícola espanhola só cresceu ao longo dos séculos, passando pelo período de dominação árabe, pelas Grandes Navegações — que escoou grande parte do vinho espanhol para as colônias, período em que Portugal e Espanha dominavam o mundo, e sobrevivendo à filoxera, praga que assolou os vinhedos europeus no século 19. A Espanha foi menos suscetível à infestação e, por isso, sua viticultura recebeu uma atenção ainda maior. 

Contudo, foi só na segunda metade do século 20 que a Espanha realmente passou a investir em técnicas mais modernas de vinificação, elevando o patamar dos seus vinhos. Suas regiões são cheias de especificidades e uvas emblemáticas. São 62 regiões registradas divididas em seis macrorregiões: Noroeste, Vale do Rio Duero, Rio Ebro, Costa Mediterrânea, Meseta Central e Andaluzia

Principais regiões produtoras de vinhos espanhóis

Rioja

Localizada próxima do Rio Ebro, Rioja foi a primeira região a ser demarcada da Espanha. Ela é dividida em três sub-regiões, Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Baja. A Garnacha é uma das uvas tintas mais cultivadas por lá e os vinhos são conhecidos pelo longo amadurecimento e carvalho, embora hoje seja possível encontrar rótulos mais jovens e frutados elaborados em Rioja.  

Ribera del Duero

Com altas altitudes e amplitude térmica, Ribera del Duero, localizada no Vale do Duero, tem um terroir muito propício para o cultivo de videiras. A uva Tempranillo se destaca na região. A denominação de origem local só permite a produção de tintos e rosés. 

Priorato

O Priorato tornou-se uma das regiões de grande prestígio da Espanha nos últimos anos, após passar por um processo de modernização. Localizado na Catalunha, o território é protegido por montanhas e produz vinhos de qualidade superior, principalmente com as uvas Garnacha e Cariñena.      

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!