/Por Ana Beatriz Miranda

Prosecco é um dos espumantes mais apreciados do mundo do vinho. Ele faz parte de uma Denominação de Origem e isso significa que nem todo vinho espumante que as pessoas chamam de prosecco o é de fato.

Apenas os espumantes produzidos em uma região específica da Itália pode ser denominado assim. Mas Prosecco também é o nome da região onde ele é feito e nomeava a uva no passado, além do estilo de vinho. 

Denominação de Origem Prosecco

A região fica localizada no nordeste da Itália, mais especificamente no Vêneto e em Friuli Venezia Giulia. São cinco províncias que podem produzi-lo no Vêneto — Veneza, Vicenza, Treviso, Pádua e Belluno e mais quatro em Friuli — Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine. O território começou a ser demarcado em 1930 e a DOC foi criada em 1969. 

Em 2009, aconteceram importantes atualizações. Uma das denominações ganhou o status de DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), a mais alta italiana. Além disso, houve a mudança do nome da principal uva utilizada, também chamada de Prosecco. Para diferenciá-la do nome do vinho e da região, a variedade passou a se chamar Glera. 

Características do prosecco

O prosecco pode ser classificado como espumante, frisante ou vinho tranquilo, dependendo da quantidade de perlage, as borbulhas, embora seja majoritariamente vinificado como espumante. Ele deve ter minimamente 85% da uva Glera em sua composição. Os outros 15% podem variar, desde que o prosecco seja branco.

O prosecco é uma bebida elegante, frutada, equilibrada e com frescor pronunciado. Os aromas mais encontrados são de frutas cítricas, pêssego, maçã verde e flores brancas.  

Método Charmat

Diferentemente do champanhe, que é elaborado pelo Método Champenoise ou Tradicional, em que a segunda fermentação acontece na própria garrafa, método do prosecco é o Charmat. Nele, depois que o vinho base é preparado, a segunda fermentação acontece em tanques de aço inoxidável hermeticamente fechados.

O líquido fica um bom tempo em contato com as borras (as leveduras), processo chamado de sur lie, que podem ser retiradas antes da bebida ser engarrafada ou não, dependendo do estilo que se deseja.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!