/Por Ana Beatriz Miranda

Ribera del Duero é uma região produtora de vinhos da Espanha conhecida por rótulos clássicos e que conquistaram o paladar de enófilos e especialistas. É lá a terra de um dos vinhos mais renomados do planeta, o poderoso Vega Sicilia. Ela faz parte de Castilla y León, uma comunidade autônoma com grande quantidade de sub-regiões vinícolas, como Rueda, Bierzo, Toro e Cigales, cada uma com suas características próprias. 

Duero é o nome do rio que nasce em terras espanholas, cruzando a região do Douro, em Portugal, onde se torna homônimo, e desaguando no Atlântico. O rio Duero ou Douro é um dos mais importantes da Europa, banhando as mais célebres regiões produtoras de vinhos da Península Ibérica. 

Terroir de Ribera del Duero

A cerca de 800 metros acima do nível do mar, a região possui solo calcário e arenoso. Os invernos são rigorosos e os verões são quentes, com uma amplitude térmica alta que favorece o amadurecimento perfeito das uvas. Os vinhos tintos são majoritariamente produzidos em Ribera del Duero, com destaque para a uva Tempranillo, chamada localmente de Tinto Fino. A também espanhola Garnacha é bastante cultivada na região, seguida das francesas Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot.    

Denominação de Origem

A história vitivinícola da região é antiguíssima, mas o território só foi demarcado em 1982, estabelecendo regras de cultivo e vinificação. Dentro de Ribera del Duero, há uma área especial denominada de Golden Mile. Nela, as condições de solo e microclima são consideradas superior e, por isso, concentra algumas das vinícolas mais famosas da Espanha.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!