/Por Tânia Nogueira

A temperatura de serviço de um vinho é tema essencial para enófilos. É comum as casas europeias terem adega no subsolo, onde a temperatura varia menos durante o ano. No auge do inverno, no entanto, os vinhos que estão por ali podem ficar bem abaixo da temperatura ideal de consumo. Então, nos dias mais gelados, é costume pegar a garrafa um tempo antes da refeição e deixá-la na sala aquecendo. Os franceses chamam esse processo de chambré

No passado, quando as casas ainda não tinham calefação, a temperatura da sala também não era muito quente. Então, o ideal era esperar a garrafa atingir a temperatura ambiente para consumi-la. Daí o mito de que se deve consumir vinho tinto à temperatura ambiente. 

No Rio de Janeiro, 45 graus, na churrasqueira ao lado da piscina, você vai consumir um tinto à temperatura ambiente? Claro que não. Cada tipo de vinho tem uma temperatura certa para ser servido. 

A temperatura interfere em várias características do vinho. A percepção de álcool, açúcar e aromas se acentua com o calor e diminui com o frio. Um vinho muito frio, por exemplo, pode parecer fechado, sem aromas. Se estiver muito quente, parecerá muito alcoólico.

Já a percepção da acidez e dos taninos aumenta com o frio e diminui com o calor. Um vinho encorpado, se muito frio, mais amargo e rugoso na boca, os taninos ficam bem mais evidentes. Já um vinho cuja acidez não for ótima, se esquentar um pouco, fica chato na boca. 

Lembre-se apenas de que, se o dia estiver muito quente, a temperatura na taça sobe rapidamente. Então, o melhor é servir a uns 2 ou 3 °C abaixo do ideal. 

Confira a temperatura ideal de serviço para cada tipo de vinho

Espumante e vinho de sobremesa: 6 a 8 °C

Espumante rosé e branco leve : 8 a 10 °C

Brancos secos de corpo médio e rosés: 10 a 12 °C

Brancos encorpados e tintos ligeiros: 12 a 14 °C

Tintos de corpo médio: 14 a 16 °C

Tintos encorpados: 16 a 18 °C

Se você não tem termômetro de vinho em casa, pense em gelado para espumantes, brancos e rosés e fresquinho para os tintos e grandes brancos.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!