/Por Ana Beatriz Miranda

Saber quais são as uvas de vinho mais cultivadas é uma questão curiosa que envolve nossa bebida favorita. Quais são as mais plantadas por aí? A Organização Internacional da Vinha e do Vinho divulgou um relatório, em 2017, com base em um estudo sobre a diversidade das uvas, tanto as utilizadas para a produção de vinhos quanto para consumo in natura, as chamadas uvas de mesa. 

De forma geral, as uvas viníferas mais cultivadas também estão entre as mais conhecidas e apreciadas do mundo. Contudo, há algumas surpresas.

Uvas de vinho brancas e tintas mais cultivadas

1) Cabernet Sauvignon

2) Merlot

3) Tempranillo

4) Airen 

5) Chardonnay 

6) Syrah

7) Grenache

8) Sauvignon Blanc

9) Trebbiano Toscano

10) Pinot Noir 

A “rainha das uvas tintas”, a Cabernet Sauvignon, ocupa o primeiro lugar do ranking, sendo cultivada em todos os países produtores. Em sequência, vem a também tinta Merlot, também bastante difundida, e a Tempranillo, cujos 88% dos vinhedos totais dessa casta estão na Espanha. 

O primeiro nome não tão comum da lista fica com a Airen, uva branca nativa da Espanha e cultivada basicamente apenas por lá. Depois, aparece a “rainha das uvas brancas”, a Chardonnay, seguida das tintas Syrah — originária da França e Grenache — oriunda do Mediterrâno, mas que se destaca em territórios franceses e espanhóis.

A próxima branca da lista é a Sauvignon Blanc, com a Trebbiano Toscano logo atrás, uva branca italiana muito produtiva. A delicada e nobre Pinot Noir é a décima mais cultivada do mundo, se destacando em seu país de origem, a França, mas também em outras regiões. 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!